sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Alpinista brasileiro morre na Patagônia argentina

Alpinista profissional e presidente da Femerj (Federação de Montanhismo do Rio de Janeiro), o mineiro Bernardo Collares, de 46 anos, morreu após um acidente na descida de uma escalada na região de El Chaltén, na Patagônia argentina. Ele fraturou a bacia em uma queda e ficou impossibilitado de continuar a aventura.
Bernardo estava acompanhado de Kika Bradford, que ao se ver sem outras alternativas, deixou o alpinista com comida e um saco de dormir, saindo em busca de ajuda no vilarejo mais próximo. Porém, por conta das péssimas condições climáticas, a pequena viagem da companheira de Bernardo durou dois dias e duas noites.
Ao chegar em El Chaltén, ela conversou com médicos e outros alpinistas, que concordaram que não adiantaria mais tentar voltar ao local do acidente para resgatar Bernardo. Ele foi dado como morto na última segunda-feira, dia 3 de janeiro. O corpo continua no local e seu resgate depende de melhora no clima.
Em sua página pessoal no Facebook, Bernardo postou a última mensagem no dia 29 de dezembro, reclamando de uma janela climática que impedira a escalada prevista por ele e outros alpinistas. “Janela totalmente furada (...) Vento fortíssimo em Piedra Negra, de jogar no chão. Todo mundo desceu... E aqui na cidade maior calor, sem vento”.



Por Redação Yahoo! Brasil