segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Médico dá dicas para controlar a comilança de fim de ano

Excesso nas confraternizações e ceias de Natal são uma ameaça para as dietas e certeza de muitas horas de academia


           Fim de ano é época de comilança. É fácil exceder com a quantidade de confraternizações e ceias de Natal e, na hora de olhar o peso na balança, o arrependimento bate. Essa preocupação é de mulheres e homens e muitos acabam entrando numa dieta louca para voltar ao peso normal. Mas é preciso ter orientação médica para dar tudo certo.
Segundo o endocrinologista Alexandre Caldas (foto), o primeiro passo é procurar um médico especialista. “Ele irá orientar o paciente a fazer uma série de exames, que vão apontar um erro metabólico, o nível de colesterol, se a pessoa tem pressão alta. O importante é não ir atrás da moda, do fácil, do rápido, mas de algo que reeduque a sua alimentação”, explicou.
“Fazer dieta por conta própria, deixar de comer, tomar chás milagrosos podem fazer a pessoa perder peso, mas depois ela vai engordar de novo. Isso é uma das grandes causas da anorexia nervosa. E depois fica difícil reverter o quadro. O segredo, como tudo na vida, é ter ponderação. Se comer muito nas festas de fim de ano, depois é só fazer uma restrição para controlar o excesso”, complementou.

ADOÇANTE

De acordo com o médico, os adoçantes são usados há mais de 50 anos. “Ele não tem efeito colateral, não dá câncer, nem celulite. Isto é, não faz mal nenhum. E a pessoa usa a quantidade que achar necessária para adoçar a sua comida”, disse.

REDUÇÃO DE ESTÔMAGO

Sobre a cirurgia de redução de estômago, o endocrinologista caracterizou o procedimento como meio e não fim. “A pessoa que fez a cirurgia deve adotar um novo hábito alimentar. Se não engorda de novo”, falou.

BARRIGUINHA

O médico disse, ainda, que a cada um quilo engordado, 800 gramas vão para a barriga. ‘Por isso, a dica é realizar atividade física focada no abdome para evitar aquela famosa barriguinha”, explicou.
 
Foto: Reprodução TV Globo
Texto: 360graus