Foi apresentada na manhã de ontem (27), na Delegacia de Polícia Civil de Santo Estevão, Juscélia Moreira Santana, acusada de cometer crime de abandono intelectual e maus tratos contra a filha de 13 anos.
Após ser flagrada e apresentada pelos Agentes de Proteção a Infância e policiais civis, a acusada foi conduzida para o Presídio Regional de Feira de Santana.
De acordo relatório feito pelo Conselho Tutelar, Juscélia é acusada de torturar a filha com pauladas, queimaduras, surras de cano, além de tortura psicológica e ameaça de morte. Segundo investigações do Juizado da Infância e Juventude e Conselho Tutelar da Comarca de Santo Estevão, a menor, vítima de tortura, também deixou de freqüentar a escola desde o mês de abril.
Além de maus tratos contra a filha, a agressora também é acusada de provocar barracos e praticar violência contra o esposo.
Abandono intelectual
De acordo Silvio Belo, coordenador do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Santo Estevão, após implantação da portaria do Toque de Estudo e Disciplina (TED) na Comarca, vários crimes foram descobertos. “O que levou a nosso conhecimento de que a menor estava ausente da escola foi o trabalho realizado pelo TED, que nos fez descobrir que a menor não estava indo para escola”, comentou, enfatizando que, “a ausência da menina na sala de aula também foi motivada pelos maus tratos que a mesma sofria em casa”, completou.
Conforme os despachos do Poder Judiciário, a agressora irá responder por crime de abandono intelectual e torturas contra a filha. A punição poderá ser de quinze dias a um mês de detenção.
Por Clécia Rocha