terça-feira, 28 de setembro de 2010

Festa da Colheita atrai lavradores para Santo Estevão

Agradecer a Deus pela colheita do ano. Este foi um dos objetivos da 8ª Festa do Lavrador que aconteceu no último domingo (26) no município de Santo Estevão. Organizada pela paróquia e em parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da região.
Participaram da festa em homenagem ao lavrador várias comunidades rurais da região e de outros municípios. “A festa do homem do campo é um grande momento na igreja de Santo Estevão, isso também por que pessoas de longe e de perto são atraídas para o grande momento de gratidão a Deus pelos frutos colhidos da terra durante o ano”, salientou monsenhor José Nery, pároco de Santo Estevão.
Ainda segundo o monsenhor, a Festa do Lavrador é um dos momentos fortes da paróquia, onde o homem do campo agradece a Deus pela colheita do ano. “Na missa do lavrador, o homem do campo agradece a tudo que a mãe natureza produziu para o nosso sustento”, disse o monsenhor, acrescentando que, “o que marca também a festa é a feira da colheita que acontece sempre após a missa solene, onde tudo que é vendido é resultado do plantio do homem do campo, que por sua vez é muito generoso”, confirmou.


Parcerias

 
Durante os oito anos de festa do lavrador, o que sempre abriu as homenagens ao home do campo foi o desfile de tratoristas. Conforme Ronai Silva, coordenador do movimento de tratoristas nas festas da colheita, para que aconteça o desfile das máquinas, é fundamental o apoio da comunidade e comércio em geral. “Durante todas as festas que já aconteceram aqui na paróquia, o que podemos destacar como dificuldade é a distância entre os lavradores, pois as maiorias moram distantes um do outro e com isso as vezes dificulta o contato”, disse Ronai, enfatizando que, “para agradecer a Deus pela colheita do ano, pelo nosso sustento, não devemos nem enxergar dificuldades”, completou.
Para a agricultora Lurdes de Souza, a festa do lavrador é um momento de festa. “Foi à melhor coisa que o monsenhor fez em Santo Estevão, colocar aqui a festa para o homem do campo, onde proporciona a cada um de nós, nos encontrarmos com os outros da lida”, comentou a lavradora.