A
Herbalife, empresa de produtos de nutrição, divulgou informações sobre o
quanto seus distribuidores norte-americanos ganham para defender seu
modelo de negócio de críticos como o investidor bilionário Bill Ackman.
As
compensações dadas a distribuidores são alvo de constante crítica de
Ackman, que tem uma posição acionária de US$ 1 bilhão contra a empresa e
afirma que seu modelo de vendas diretas nada mais é que um
“bem-gerenciado esquema de pirâmide”.
O
investidor sustenta que o esquema é fraudulento porque representantes
ganhariam mais com recrutamento do que com as vendas. Para Ackman, os
dados da Herbalife sobre remunerações são mentirosos, o valor médio é
"materialmente enganoso" e a “taxa de falência de distribuidores é
estranhamente alta”.
Os
dados divulgados pela empresa tentam responder a esses questionamentos.
A Herbalife afirma que 88% dos seus distribuidores não receberam
pagamentos em 2012, incluindo 71% que não recrutaram quaisquer outros
promotores. O restante potencialmente recrutou outros distribuidores,
mas não ganhou dinheiro, porque não venderam produtos o suficiente.
Herbalife
disse ainda que, em média, 73% de seus "distribuidores" chegam à
empresa apenas para obter um desconto sobre os produtos, e não para
ganhar dinheiro.
Isso
vai contra o que mostram os cálculos de Ackman, disse o analista
Timothy Ramey. “Ackman continua incluindo essas pessoas no denominador,
como se fossem empresários quebrados. Eles não estão quebrados”, diz o
especialista.
Ackman não foi encontrado pela agência Reuters para comentar o assunto.
O
novo comunicado, divulgado na quarta-feira no site da Herbalife, revela
toda a estrutura de remuneração, e não só a dos níveis mais altos, como
acontecia no passado. Os valores pagos aos distribuidores, e quais
serviços geram essa renda, são alvo de acalorado debate sobre a
legitimidade do negócio da Herbalife.
O
presidente da Herbalife, Des Walsh, disse à Reuters que a empresa não
funciona no esquema de pirâmide porque não paga nada pelo recrutamento
de distribuidores em si. Mas ele concorda que o recrutamento é um
caminho para obtenção de maior renda, uma vez que promotores podem
receber pagamentos relacionados ao desempenho de vendas daqueles que
eles recrutam.
Ainda
assim, é improvável que a divulgação dos dados por parte da Herbalife
silencie críticos como Ackman, que afirma que distribuidores ganham 10
vezes mais com recrutamento do que com a venda dos produtos.
“Acreditamos
que muitos desses críticos são guiados por lucro e, desta forma, é
provável que qualquer informação que prestamos continuará a ser
censurada, não por causa de insuficiência ou inadequação, mas
simplesmente porque não é do interesse dessas pessoas aceitar qualquer
coisa que dissermos”, disse Walsh.
O
relatório, revisado pela Reuters antes de ser divulgado, também
menciona garantia de 90 dias para devolução de dinheiro para o plano de
negócios internacional e de um ano para devolução de material em caso de
abandono do negócio.
Ele também menciona que distribuidores não são pagos por patrocinar novos pares.
O
montante levantado por meio da venda de produtos, versus recrutamento, é
um ponto que os reguladores considerariam para determinar se uma
empresa de vendas diretas é um esquema de pirâmide.
Funcionários
da Comissão de Comércio dos Estados Unidos descrevem os esquemas de
pirâmide como organizações em que lucros são baseados no recrutamento de
outros, em vez de qualquer venda real de bens para o público.
A
Herbalife é uma empresa de 32 anos que vende produtos por meio de uma
rede de distribuidores independentes, sendo que alguns deles constituem
lojas onde consumidores vão para consumir diet shakes ou chás. A empresa
tem rebatido críticas de Ackman, dizendo ser uma companhia forte e
bem-sucedida.
Mais detalhes sobre remunerações
As
remunerações médias em 2012 variaram de US$ 104 para 2.466 pessoas no
nível mais baixo até US$ 724.030 para 194 pessoas no topo.
Mas
os pagamentos não incluem receita com venda de produtos Herbalife, nem
levam em conta despesas do distribuidor, como gastos com publicidade,
treinamento, aluguel e viagem.
Deste modo, a Herbalife adverte que os dados não representam a realidade das remunerações que os distribuidores vão receber.
Além
de dados mais detalhados, a Herbalife adotou um tom cauteloso em seu
comunicado, alertando potenciais vendedores que o trabalho de
distribuição é “como se associar a uma academia: resultados podem variar
com o tempo, dependendo da energia e dedicação dispensadas”.
“É um trabalho duro”, disse o relatório. “Não existem atalhos para a riqueza, nem garantia de sucesso”.