quarta-feira, 13 de julho de 2022

Ex-diretor da Globo tem caso de racismo exposto: 'Elenco de um lado, negros do outro'

 


Atrizes da novela "Nos tempos do Imperador", da Globo, denunciaram o diretor da trama, Vinicius Coimbra, de racismo. De acordo com reportagem da Veja, Roberta Rodrigues, Dani Ornelhas e Cinnara Leal, deram depoimento o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro relatando os episódios de racismo sofridos dentro do set. 

Uma fonte da produção da novela contou ainda ao portal que Vinicius teria usado diversas vezes palavras agressivas nas filmagens. Numa das cenas, na cidade cenográfica, ele teria ordenado: "Elenco pra esse lado, negros pro outro lado". Uma das atrizes disparou: "E eu que sou do elenco e sou negra, de que lado fico?". Ela no entanto, teria sido ignorada pelo diretor. 

Os atores também eram constantemente chamados de 'escravo', 'mucama' e 'neguinho' antes das gravações das cenas e isso gerava um clima tenso nos bastidores. As atrizes pedem indenização pelo crime de racismo e por danos morais. 


O diretor de entretenimento da Globo, Ricardo Waddington, o diretor de dramaturgia José Luiz Villamarim e os autores da trama Alessandro Marson e Thereza Falcão foram informados sobre os episódioso, mas, para surpresa do elenco, nenhuma medida foi tomada. Atualmente, Roberta Rodrigues é a única atriz que ainda tem trabalhos com a emissora.