Uma casa foi parcialmente atingida por um deslizamento de terra na Rua Silvestre de Farias, na Federação, após as chuvas intensas que atingiram Salvador nesta segunda-feira (15). A residência recebeu a visita da Defesa Civil (Codesal), que afirmou não ter identificado danos materiais aos moradores.
De acordo com o laudo técnico da Codesal, “o talude provavelmente foi cortado de forma irregular, o que contribuiu para a ocorrência”. Ainda conforme o órgão municipal, há risco de novos deslizamentos, que podem atingir a única passagem de acesso dos moradores da Rua 4 de Dezembro.
O proprietário do imóvel vizinho ao que foi atingido foi notificado, para que realize o reforço estrutural da fundação de sua casa, com supervisão de um profissional habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA) e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU).
Como encaminhamentos, a Codesal solicitou à Limpurb a remoção da terra e a instalação de uma lona plástica; à Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) a construção de um acesso provisório no local; à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) a avaliação da possibilidade de implantação de um acesso definitivo e de construção de uma contenção; e à Embasa a verificação da chance de remanejamento de uma tubulação que está sob risco.