sexta-feira, 14 de junho de 2019

Maior parte da população brasileira passou a se dizer favorável à reforma da Previdência



Maior parte da população brasileira passou a se dizer favorável à reforma da PrevidênciaA pesquisa XP Ipespe de junho mostrou que a maior parte da população brasileira passou a se dizer favorável à reforma da Previdência apresentada pelo governo federal.

Os dados computados pela XP apontam que atualmente 52% dos entrevistados concordam totalmente ou parcialmente com a reforma, enquanto 42% afirmam ser contrários ao que foi apresentado. No mês de maio, os favoráveis eram 44% e os contrários 51%.

A percepção de que as mudanças nas regras de aposentadorias são necessárias também registrou crescimento. Neste mês foram 65% os que disseram ver necessidade da reforma, contra 62% no mês maio. Houve redução entre os que não veem razão para as mudanças, o total passou de 32% para 30%. Em relação a Estados e municípios, ponto retirado do relatório apresentado à comissão especial na Câmara, 80% consideram que a reforma final deveria incluí-los.

Durante o levantamento foram realizadas mil entrevistas, nos dias 11, 12 e 13 de junho.

A pesquisa registrou ainda estabilidade em relação à aprovação do governo, depois de quatro levantamentos seguidos em que houve aumento na avaliação negativa de Jair Bolsonaro. Em junho, 35% avaliaram o governo como ruim ou péssimo, número que era de 36% em maio, enquanto 34% declararam fazer uma avaliação boa ou ótima do governo, mesmo patamar do levantamento anterior.