domingo, 26 de agosto de 2018

Preso há 20 anos em SP, Maníaco do Parque deve ser solto em 2028

Por Kleber Tomaz*, G1 SP, São Paulo
 
Dispositivo não suportado.
Infelizmente, não foi possível encontrar um vídeo compatível com o seu dispositivo.
Preso há 20 anos, 'maníaco do parque' deve ser solto em 2028
Preso há 20 anos em São Paulo, o homem conhecido como Maníaco do Parquedeverá ser solto em agosto de 2028. Mesmo condenado a mais de 280 anos de prisão por matar sete mulheres e estuprar e roubar outras nove, Francisco de Assis Pereira poderá de ser solto daqui a dez anos (veja vídeo acima com a reportagem).
Pela lei brasileira, ninguém pode ficar mais de 30 anos na cadeia. O motoboy está detido desde 4 de agosto de 1998. Naquele mesmo ano, ele atacou suas 16 vítimas no Parque do Estado, Zona Sul da capital paulista.
Mas para quem acusou Francisco pelos crimes e até mesmo para quem o defendeu à época, é certo que quando deixar a cadeia e ganhar a liberdade, ele pode voltar a cometer assassinatos, estupros e roubos.
“São passados 20 anos. Se tudo correr dentro da normalidade ficará preso mais dez anos”, diz ao G1 o procurador Edílson Mougenot Bonfim, que foi promotor do emblemático caso. “É abrir as portas do cárcere para que ele volte a ter a possibilidade de matar, estuprar”.
“Se ele não for 24 horas supervisionado, ele vai cometer crimes de novo. Da mesma forma”, afirma Lineu Evaldo Engholm Cardoso, advogado que defendeu Francisco. “Ele é um risco para a sociedade se não for supervisionado full time”.
Procurados pela reportagem, o atual advogado do Maníaco do Parque, que é membro da Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel (Funap), e Francisco, que cumpre pena na Penitenciária de Iaras, interior paulista, não quiseram falar sobre o caso (leia mais abaixo).
G1 não localizou a promotora atual do caso, Giovana Marinato Godoy, de Avaré, responsável pela execução penal do motoboy, para tratar do assunto.
As famílias das mulheres mortas ou as sobreviventes também não foram encontradas pela reportagem.