quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Primeiros corpos das vítimas do naufrágio em Mar Grande são identificados

Foram identificadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) quatro das 18 vítimas do naufrágio da lancha Cavalo Marinho I. São eles: Antônio de Jesus Souza, 67 anos, Thiago Henrique de Melo Barreto, 35, Ivanildes Gomes da Silva, 70, e Davi Martins, 6 meses. O quinto corpo que está no DPT em Salvador ainda não tem identificação.
Dos 18 corpos encontrados até o momento, nove deles estão no DPT de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo,  quatro em necrotérios de hospitais e 5 foram trazidos para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, na capital. 
Em contato com o CORREIO, o prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinicius Gil (PMDB), informou os nomes de mais três vítimas: Lucas de Roudeiros Leão, Isnaildes de Oliveira, e Rita dos Santos. As idades não foram divulgadas.
A prefeitura de Vera Cruz corrigiu o número de vítimas fatais para 18 - a Marinha havia divulgado 22. Segundo o município, 129 passaram pela catraca e seguiram para a lancha que naufragou - no entanto, 13 pessoas desistiram do embarque minutos antes. 

Tia do bebê Davi Martins, a dona de casa Joanita Cruz Santana, 38 anos, contou que a criança estava na lancha com a mãe, a avó e uma irmã de 5 anos. A irmã de Davi também chegou a cair, mas conseguiu ser resgatada. "Tentaram salvar ele, a mãe puxou pela camisa, mas não deu", disse mulher ao CORREIO, ao identificar o corpo da criança. De acordo com Joanita, a irmã, a mãe e a avó de Davi estão na UPA de Mar Grande e passam bem.

Outra vítima fatal já identificada, Ivanildes Gomes da Silva, 70, morava na ilha mas vinha semanalmente a Salvador para consultas médicas. Sem se identificar, uma familiar contou à reportagem que ela costumava vir sempre às terças, mas que esta semana decidiu vir hoje. Ivanildes tinha um encontro marcado com a afilhada, que a acompanharia ao oftalmologista.

Já Thiago Henrique de Melo, 35, morava em Salvador mas estava na ilha de passagem. A informação foi passada por Iasmine Pereira, que era amiga da vítima.

Ao CORREIO por telefone, o tenente da Marinha, Fernando Araújo, contou que, por volta de 11h, havia 17 corpos em Mar Grande - e 5 em Salvador. No total, 124 pessoas viajavam na embarcação, 116 passageiros, 4 tripulantes e 4 policiais militares - segundo informações da prefeitura de Vera Cruz. A embarcação da Associação de Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), que tem capacidade para transportar 162 passageiros, virou pouco depois de sair do terminal de Mar Grande, cerca de 200 metros depois da saída. 

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informou que 70 pessoas resgatadas foram levadas para a UPA de Mar Grande e outros 15 foram levadas para o Hospital Geral de Itaparica. Dois foram conduzidos para o Hospital do Subúrbio e um para o Hospital Geral do Estado, em Salvador. O estado de saúde das vítimas ainda não foi informado. Outras, 34 vítimas foram atendidas no Terminal Marítimo, em Salvador.

Pescadores e moradores auxiliaram no resgate levando as vítimas para a areia da praia. Moradores de Mar Grande foram para o pier assim que souberam do acidente. Embarcações particulares tentaram se aproximar do local do naufrágio para ajudar a socorrer as vítimas.