quarta-feira, 28 de junho de 2017

Mãe Stella de Oxóssi é internada em hospital de Salvador com crise hipertensiva

A ialorixá Mãe Stella de Oxóssi foi internada nesta quarta-feira (28) no Hospital da Bahia, em Salvador. Segundo informação da unidade médica, ela deu entrada às 12h de hoje com uma crise hipertensiva. 
Segundo boletim médico, ela está na UTI cardíaca do hospital, aos cuidados do cardiologista Jadelson Andrade. Ela está com a pressão controlada, lúcida e orientada, passando por procedimentos e exames que ajudem a definir um diagnóstico. "paciente apresente quadro de Encefalopatia Hipertensiva (hipertensão arterial associada a cefaleia intensa). Está em tratamento do quadro hipertensivo e neurológico", diz a nota.
Mãe Stella foi internada anteriormente este ano, em fevereiro, com suspeita de infarto. Com dores torácicas, ela foi encaminhada para o mesmo hospital e teve alta no dia seguinte. 
A ialorixá é uma das mães de santo mais famosas do país. Ela é uma referência no combate ao racismo e à intolerância religiosa. Foi iniciada no candomblé aos 14 anos e está à frente do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. 
Mãe Stella ocupa a cadeira de número 33 da Academia de Letras da Bahia, cujo patrono é Castro Alves. Ela tem 9 obras publicadas e é Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Esse ano, a religiosa lançou um aplicativo.