terça-feira, 27 de junho de 2017

Diretor da unidade anticorrupção da Colômbia é preso por corrupção



O diretor da Promotoria Nacional contra a Corrupção da Colômbia, Luis Gustavo Moreno, foi preso hoje (27) acusado de conspiração para lavar dinheiro para promover o pagamento de propinas e corrupção, informou o procurador-geral do país, Néstor Martínez. A informação é da EFE.
Moreno foi preso em cumprimento de uma ordem de captura da Interpol, que atendia um pedido de extradição dos Estados Unidos, explicou a Procuradoria-Geral da Colômbia em comunicado.
Martínez confirmou a prisão com "indignação e profunda dor institucional". A detenção ocorreu com auxílio de agentes do Corpo Técnico de Investigações da Procuradoria-Geral, com apoio da Agência Antidrogas dos EUA (DEA).
"Moreno foi preso por condutas que lesam gravemente a integridade desta instituição. A ordem de captura foi emitida pela Interpol pelos crimes de conspiração para lavar dinheiro com objetivo de promover o pagamento de propina e a corrupção na Colômbia", disse o  procurador-geral. Segundo ele, Moreno será levado ao pavilhão de "extraditáveis" da prisão La Picota, de Bogotá, já que é requerido pela Corte Federal da Flórida.
Martínez destacou a colaboração dos Estados Unidos na prisão. O diretor da unidade anticorrupção é acusado de acertar, junto com seu advogado, a cobrança de dinheiro do ex-governador do departamento de Córdoba, Alejandro Llyons, para atuar a seu favor.