quinta-feira, 4 de maio de 2017

Fim das coligações é o caminho para Reforma Política verdadeira, diz Sérgio Carneiro

Política
Fim das coligações é o caminho para Reforma Política verdadeira, diz Sérgio Carneiro
Foto: Bahia na Política


Ex-deputado de três mandatos em Brasília, Sérgio Carneiro acredita que o fim das coligações partidárias seria o caminho mais concreto para uma Reforma Política de verdade. Quando estava no exercício do mandato, em 1996, o parlamentar já defendia mudanças no sistema político brasileiro.
“O fim das coligações é uma verdadeira reforma política porque está sendo visada com o financiamento público de campanha. Com esse câncer da corrupção, nenhum empresário quer dar dinheiro para campanha”, disse Sérgio, durante participação no Jornal do Meio Dia (Princesa FM).
Para Sérgio, a proibição das coligações forçará a redução de partidos, que hoje totalizam mais de 50 no Brasil. “Se passar o fim das coligações, os partidos pequenos vão ter que correr para fazer fusões”, afirmou o ex-deputado, que disse não existir mais de 10 correntes de pensamento político no país.
Sérgio também defende o fim da reeleição no Poder Execitivo. “Sou contra a reeleição. Acho que ela não renova o mandato. Sou a favor da alternância do poder, que é um princípio basilar da democracia”.
Apesar de ter as suas teses, Sérgio, que também é advogado, disse ser “cético” em relação à possibilidade de aprovação de uma Reforma Política profunda no Congresso. “Cada um tem uma reforma na cabeça. Com a multiplicidade de idéia, termina neutralizando todas e o Congresso termina não fazendo reforma nenhuma”.