quarta-feira, 26 de abril de 2017

Homem é preso na Bahia ao chamar médica de 'preta, feia e pobre'; pai pede desculpas

 

 

Alighiere Estevão Lima foi preso por volta das 4h deste domingo (6) por injúria racial após ofender a médica Iara Brandão, na cidade de Ipiaú, no Sul da Bahia. O homem, que aparentava sinais de embriaguez, bateu contra o carro da médica, que estava estacionado em frente ao hospital onde ela dava plantão. Iara foi avisada sobre o acidente após o alarme disparar.
“Eis que me desce do carro, agressivo, fazendo ameaças, inclusive fingindo estar armado e, começa a dirigir palavras ofensivas a mim e ao outro funcionário. ‘Eu sou racista mesmo, você é um negão, e ela, preta, feia, pobre e pequena... Eu sou filho de fulano, vocês não sabem com quem estão mexendo’”, escreveu a médica em sua página no Facebook. Ela conta que chamou a polícia e que o homem ainda desacatou os policiais.
Desabafo da médica que foi agredida verbalmente em frente ao local de trabalho
 (Foto: Reprodução)
O suspeito também foi autuado por dano ao patrimônio público, por ter danificado a viatura. Depois de cinco horas preso, Alighiere foi solto ao pagar fiança. O pai dele, José Raimundo Lima, comentou a publicação da médica no Facebook e pediu desculpas, dizendo que o filho toma medicamentos para depressão e parece sofrer um “surto psicótico” quando bebe.
“Estamos (pai e irmão) profundamente constrangidos e envergonhados pelo vexame que você e o outro rapaz sofreram. Educamos nossos filhos com os valores e igualdade e solidariedade”, escreveu.
"Educamos nossos filhos com os valores de igualdade e solidariedade. Em se tratando de seres humanos nem aceitamos a expressão "tolerância", por entendermos que nela está implicito "tolerar um defeito de alguém" tolerar uma deficiência" "tolerar uma coisa que nos incomada". Defendemos o RESPEITO por todos", escreveu o pai de Alighieri.
Em resposta, a médica agradeceu o apoio dado pelo pai do acusado. "Entendo sua indignação após dar a melhor educação possível e ainda acontecer esse tipo de coisa. Agradeço também por ter sido tão solícito e preocupado com tudo!! Como eu disse, nunca passei situação semelhante, então fiquei surpresa e chateada", disse.