segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Sagui



 

 

Espertos e graciosos, os pequenos macacos vivem bem em viveiros equipados com brinquedos, mas exigem cuidados no manejo

Texto João Mathias
Consultor Pierre J. Alonso*



Um companheiro para mais de dez anos, brincalhão e divertido são características do sagui (Callithrix sp), animal que se apega muito ao dono em criações domésticas. Com seu jeito amistoso, esperto e cheio de graça, o pequeno macaco conquista adultos e crianças. Por isso, o comércio dessa espécie de macaco tem se tornado promissor.
Para quem tem interesse na atividade, antes de tudo deve se instruir sobre toda a regulamentação exigida pelo Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Como todo animal silvestre, a manutenção em cativeiro e a comercialização do sagui estão condicionadas à autorização do instituto e à apresentação de origem legalizada, por meio de nota fiscal.
A atividade legal ainda ajuda no combate ao tráfico, prática para forjar a fiscalização com o objetivo de obter mais lucro em negociações de exemplares no mercado negro. As vendas ilegais são altamente prejudiciais, pois não estão sujeitas ao controle sanitário e, com frequência, colocam em risco a vida do animal e dos compradores, devido ao manejo irregular, ao transporte inadequado e à falta de orientação. Na criação legalizada, o sagui deve contar obrigatoriamente com acompanhamento veterinário e ser marcado com microchip.
Pertencente à família Callithricidae, o sagui mede aproximadamente 25 centímetros, sem incluir a cauda de tamanho longo. Pesa de 250 a 400 gramas e possui pelagem em tons cinza, branco, preto e marrom, sendo que o mais comum conta com tufos de pelos nas orelhas. O sagui tem agilidade, movimentos saltitantes, vive bem em viveiros e necessita de brinquedos para interagir com o ambiente. Há espécies por toda a América do Sul, habitando em bandos as árvores de matas e florestas.
O sagui é um animal onívoro que necessita bastante de proteína e cálcio, sobretudo quando jovem. A alimentação regular deve sempre contar com, pelo menos, um item do grupo de frutas, legumes, carnes, grãos, leite e derivados, entre muitos outros produtos disponíveis no varejo. Assegure banho de sol diário ao sagui, desde que o ambiente esteja em condições normais de temperatura