segunda-feira, 7 de novembro de 2016

CMPC constata crescimento de câncer de próstata em Feira de Santana

e
: Diminuir letra
CMPC constata crescimento de câncer de próstata em Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Os casos câncer de próstata vêm crescendo em Feira de Santana, segundo o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC). O rastreamento e a confirmação vêm sendo feitos desde 2013 e só este ano já foram registrados 101 casos.
A Campanha Novembro Azu00,l com o objetivo de sensibilizar os homens para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, foi iniciada neste mês, e a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, explicou como a campanha funciona em Feira de Santana e suas principais ações.
De acordo com ela, de 7 a 21 de novembro será realizada a triagem dos pacientes para realização dos exames. “A gente vai começar também com exames como o PSA. Vamos ter exames que serão realizados no laboratório do Hospital da Mulher. O paciente primeiro vai ao CMPC e de lá ele vai agendar todos os exames. Desde 2013 a gente pontuou a importância de trabalhar dessa maneira e temos mais pontos positivos do que negativos”, afirmou.
Gilberte ressaltou ainda a importância das ações das campanhas, principalmente em relação aos casos detectados. Ela disse que em 2013 foram detectados 22 casos e em 2014 houve o registro de 53 casos. No ano de 2015 foram detectados 156 casos e em 2016 até o momento já são 1001 casos registrados. A estimativa é que o sejam atendidos cerca de 150 homens por dia.
“A partir dos 40 anos os homens tem que começar a fazer os exames pra a prevenção do câncer de próstata. Muitos desses pacientes já participam das campanhas e de várias atividades realizadas no CMPC. Será aberta a triagem até o dia 21, mas se a demanda de pacientes for grande vamos agendar também para o mês de dezembro. O importante é que o paciente faça os exames, faça o atendimento e a gente possa dar o resultado mais rápido possível. Em casos positivos direcionamos os pacientes para médicos especialistas para iniciar o tratamento”, acrescentou.