terça-feira, 24 de maio de 2016

Perda de Cunha e Jucá enfraquece governo Temer no Congresso Nacional


A perda de dois 'generais' no Congresso Nacional em menos de 18 dias representa uma maré não muito boa para o governo interino do vice-presidente Michel Temer (PMDB). Antes, Eduardo Cunha foi afastado do mandato de deputado federal e consequentemente do comando da Câmara Federal e agora, Romero Jucá, senador e presidente do PMDB, cai após divulgação de conversa em que fala em pacto para conter avanço da Operação Lava Jato.
Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, a agenda Temer perderá velocidade no Congresso com o enfraquecimento dos dois peemedebistas e ficará mais difícil aprovar uma pauta econômica ambiciosa. Em conversas reservadas com aliados de sua confiança, o próprio ex-ministro do Planejamento reconheceu que, uma vez fora da Esplanada, terá menos poder para influenciar votações polêmicas.
Amigos não gostaram de ver Jucá rifado pelo Planalto logo na primeira tempestade. E alertam: deixar o aliado no sereno não parece uma boa estratégia para quem quer ver o impeachment definido no Senado. Enquanto Jucá ardia na fogueira da crise, um importante banqueiro vaticinava: “A lua de mel acabou”. O mercado financeiro, fã de previsibilidade, está roendo as unhas. Vê Sérgio Machado como o homem-bomba do PMDB. Teme que ele implique Renan Calheiros e elimine mais um alto oficial do QG peemedebist