quinta-feira, 14 de abril de 2016

Mulheres vão às ruas no Recife protestar contra o impeachment de Dilma

Avenida Conde da Boa Vista, na região central do Recife, é tomada por manifestantes a favor do governo Dilma Rousseff, nesta quinta (31) (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Mulheres integrantes de diversos movimentos sociais protestaram hoje (13) à noite, Na Praça do Diário,  centro do Recife, contra o  impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), que será votado no plenário da Câmara dos Deputados no domingo (17).  Ao som de coco e maracatu, as participantes também cobraram avanços em pautas feministas, como o combate efetivo à violência de gênero.
A manifestação foi organizada pelo comitê Mulheres pela Democracia, lançado nesta quarta-feira. O movimento reúne cerca de 20 organizações de mulheres de várias áreas, como sindicatos, coletivos feministas e Organizações Não Governamentais (ONGs). Um manifesto assinado por todas as entidades participantes foi lido no local.
Além de argumentarem que não existem subsídios legais para legitimar o processo de impeachment, as manifestantes afirmam que, caso Dilma Rousseff sofra o impedimento, a Presidência da República vai ser ocupada por um grupo que ameaça direitos da população feminina. É o que diz uma das organizadoras, Ingrid Farias, 27.
“Diante desse processo, as mulheres são as mais vulnerabilizadas e, mais uma vez, tendem a pagar os prejuízos que esse golpe vem trazer. Todos os projetos que estão na Câmara hoje e são fundamentalistas e atingem as mulheres”, protesta Ingrid..
Ingrid ressalta, no entanto, que não está satisfeita com a gestão de Dilma Rousseff: “Esse governo, em nenhuma medida, avançou no processo de direitos das mulheres. As mulheres estão na rua não só para impedir o golpe, mas exigindo que a Dilma dê uma guinada à esquerda”,