quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Segredo da longevidade: conheça histórias de supercentenários pelo mundo


 

A norte-americana Susannah Mushatt, de 116 anos, é considerada a mulher mais velha do mundo. O japonês japonês Yasutaro Koide ganhou o título de homem mais velho do planeta no ano passado

14:23


Embora o título de homem mais velho do mundo, segundo o Livro Guinness dos Recordes, seja do japonês Yasutaro Koide, de 112 anos, - título que pode passar ao cearense João Coelho de Souza, de 131 anos – outros supercentenários colecionam histórias e exemplos de vida. Uma lista feita pelo Grupo de Pesquisa Gerontológica (GRG, na sigla em inglês), em Los Angeles, nos Estados Unidos, traz dezenas de pessoas que já viveram mais de um século. Conheça algumas histórias:

A norte-americana Susannah Mushatt, de 116 anos, revelou ao New York Post, que o segredo para a vitalidade estava em sua dieta baseada em bacon e ovos fritos no café da manhã. Considerada a pessoa mais velha do mundo, ela nasceu no Alabama em 6 de Julho de 1899, em uma família de lavradores que cultivava os campos de algodão. A supercentenária participou ativamente na luta pelo direito de voto das mulheres e pelos direitos civis, numa época em que a comunidade negra era tratada como de “pessoas de segunda classe”.

Reprodução de internet

A italiana Emma Morano é vista como a pessoa mais velha da Europa, também aos 116 anos. Ao New York Times, a alegre senhora, nascida em 29 de Novembro de 1899, disse que o segredo para viver tanto tempo é atribuído à superação do momento mais difícil de sua vida, quando deixou o marido violento em 1938, logo após a morte de seu único filho de sete meses. Diagnosticada com anemia aos 20 anos, ela foi aconselhada a comer dois ovos crus e um cozido todos os dias, um regime que ela manteve por 90 anos. Hoje, ela mora no Brooklyn e mudou um pouco a dieta: prefere ovos mexidos e servidos com quatro fatias de bacon.