quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Um vereador agrediu a golpes de relho (chicote de couro torcido também conhecido comocionário municipal



 




  • Arquivo pessoal
    O presidente do Conselho Municipal de Trânsito de Entre-Ijuís, Nahin Santos, agredido por vereador
    O presidente do Conselho Municipal de Trânsito de Entre-Ijuís, Nahin Santos, agredido por vereador
Um vereador agrediu a golpes de relho (chicote de couro torcido também conhecido como rebenque) um funcionário municipal que reclamou que os carros dos parlamentares estavam estacionados em locais indevidos. O caso ocorreu nessa terça-feira (6), em Entre-Ijuís (435 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul), cidade de 9 mil habitantes do noroeste gaúcho. 
Os golpes partiram do vereador César Eduardo Brissow (DEM). Inconformado com as críticas feitas via redes sociais pelo presidente do Conselho Municipal de Trânsito da cidade, Nahin Santos, o parlamentar partiu para a agressão quando o viu conversando na calçada da rua Integração.
"Um carro dobrou na rua Ernesto Aguiar rapidamente e parou. Então o condutor do veículo veio ao nosso encontro e começou a me agredir com um relho. Foi então que comecei a me defender e ele me causou lesões no braço e antebraço. Para a minha surpresa essa pessoa era um vereador", relatou o presidente do conselho de trânsito.   
Os golpes deixaram marcas em Santos. "Me defendi. Mas em hipótese alguma eu ia agredi-lo. Sou funcionário público e não vou ficar brigando no meio da rua. Ainda mais com um vereador."   
Brissow admite a agressão e diz se arrepender. "Claro que a gente de cabeça quente é uma coisa. Mas de cabeça fria analisa diferente a situação. Me arrependo. Mas encheu o saco a situação. Então chega num ponto que a gente age no impulso", explicou o parlamentar.   
O vereador faz referência a publicações de Santos em seu perfil pessoal do Facebook, no qual reclama da atitude dos vereadores da cidade. A postagem que serviu de estopim foi uma foto publicada no dia 6 de outubro, na qual o funcionário da prefeitura flagra o carro de Brissow estacionado em uma vaga destinada a deficientes físicos em frente à Câmara municipal.   
"Políticos são reflexos do povo? Infelizmente tá difícil de trabalhar no Entre-Ijuís. A resistência para cumprir a sinalização é enorme", escreveu Santos. E prosseguiu: "Tentamos ofertar uma vaga para o vereador que possui deficiência física [carro vermelho], para facilitar o acesso. Só que outra pessoa não respeitou a vaga", fazendo referência ao veículo de Brissow.   
"Ele tinha postado um monte de bobagem. Se ele estivesse no direito dele, como chefe de trânsito, deveria ter agido, e não publicado na internet. Faz colocações contra vereadores sempre no sentido pejorativo. Escreve porcarias, coisinhas, que os vereadores não cuidam da cidade, gastam demais em diárias, só se preocupam em receber dinheiro", justifica o parlamentar.   
Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia. Na próxima semana, Santos promete protocolar o pedido de abertura de um processo de cassação de mandato contra Brissow. "Estou coletando assinaturas em um abaixo-assinado para que seja aberta uma Comissão de Ética e verificar se houve quebra de decoro. Os vereadores de Entre-Ijuís não podem tolerar esse tipo de atitude de um colega, representante do povo."   
Entretanto, Brissow não se intimida. "Quem me julga mesmo é a Justiça. Qualquer coisa que a Câmara vier fazer, eu entro com liminar e derrubo no outro dia. Eu entendo das leis", dispara. "A verdade é que gosto da política, mas tenho nojo de politicagem. Sou da paz. Sempre preservei a paz. Respeito muito a sinalização de trânsito. Mas foi uma infelicidade minha estacionar naquele lugar."

Leia mais em: http://zip.net/bjr8Hx