segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Sob protestos contra e a favor, Dilma participa do 7 de Setembro em Brasília


 


Após tensão entre a Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB), a presidente encontrou o vice na manhã desta segunda-feira (7) no camarote destinado às autoridades na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, onde ocorreu o desfile comemorativo ao Dia da Independência. O ato também foi marcado por diversos protestos contra e a favor o governo da petista.
No camarote das autoridades, Dilma encontrou ainda Rodrigo Rollemberg (PSB), governador do Distrito Federal, e Jaques Wagner (PT), ministro da Defesa, entre outros políticos.
Segundo a Polícia Militar do DF, 25 mil mil pessoas assistiram ao evento, que ocorre dias depois de revelações feitas pela operação Lava Jato, que investiga irregularidades em contratos da Petrobras, chegarem a dois ministros do governo: Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Edinho Silva (Comunicação Social). No final de semana, o ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou investigações contra a dupla
A suspeita é de que eles tenham recebido dinheiro com origem ilícita para abastecer campanhas do PT, entre elas, a de reeleição da presidente Dilma.
Com índices de aprovação em torno de 7%, a presidente decidiu não fazer o tradicional pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão. Nas últimas vezes em que a presidente fez pronunciamentos em rede nacional de rádio e TV, foram registrados "panelaços" em diversas cidades brasileiras. 

Protestos

De acordo com a PM do Distrito Federal, cerca de 25 mil pessoas foram à Esplanada dos Ministérios durante o desfile. Desse total, 1,2 mil eram manifestantes -- mil seriam manifestantes contrários ao governo Dilma enquanto os outros 200 eram compostos de apoiadores da presidente. 
Do lado de fora do desfile, próximo ao Ministério do Trabalho, um grupo de manifestantes com faixas, vassouras e cartazes protestou chutando as placas de metal que fazem o isolamento da área do desfile.
Também distante do local onde estavam as autoridades, manifestantes usaram bonecos infláveis de Dilma e do ex-presidente Lula Inácio Lula da Silva.
Os manifestantes só tiveram acesso ao gramado da Esplanada após o fim do desfile oficial e um forte esquema de segurança foi montado. Revistas foram feitas em vários pontos para impedir que faixa e cartazes cheguem ao palanque presidencial.