terça-feira, 1 de setembro de 2015

PF indicia José Dirceu, Vaccari e mais 12 pessoas em inquérito na Lava Jato


Nesta terça-feira (1), a Polícia Federal indiciou o ex-ministro José Dirceu e outras 13 pessoas suspeitas de desvios em contratos da Petrobras investigados pela Operação Lava Jato. A informação é da Folha de S.Paulo.
Entre os indiciados, estão também o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, o irmão de Dirceu, Luiz Eduardo, e o empreiteiro Gerson Almada, da Engevix.
 
Assinado pelo delegado Márcio Adriano Anselmo, o relatório da Polícia Federal diz que a investigação se insere em "um contexto maior de desvio de recursos em que uma estrutura criminosa sistêmica foi inserida no seio estrutura do governo federal".
 
No documento, referente a dois inquéritos finalizados nesta terça e já enviados à Justiça Federal no Paraná, a PF concluiu que foram usados cerca de R$ 59 milhões em pagamento de propina dentro do esquema de desvio de recursos na Petrobras. Os policiais estimam, no entanto, que esse valor pode chegar a R$ 80 milhões.
 
Segundo a Folha, o documento afirma ainda que indicações para cargos públicos na Petrobras geravam "cobrança" de valores de prestadores de serviço para custeio do núcleo criminoso que dirigia o pais".
 
A Polícia Federal diz que o ex-ministro foi favorecido em duas frentes. Na primeira, afirma o relatório, ele recebia uma parcela do faturamento das empresas Hope e Personal, que tinham contratos de terceirização com a Petrobras. As duas companhias fecharam o negócio com a estatal por meio dos irmãos Fernando e Olavo Moura, que também foram indiciados. Na segunda frente, também segundo a investigação, o ex-ministro recebia propina de empreiteiras que faziam obras para a estatal, como a Engevix, OAS, UTC e Odebrecht.
 
José Dirceu foi preso há um mês na 17ª fase da Lava Jato. Até agora, o ex-ministro ficou em silêncio ao prestar depoimentos na CPI da Petrobras e à Polícia Federal.