sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Festa de São Bartolomeu movimenta Maragojipe neste final de semana

Festa de São Bartolomeu movimenta Maragojipe neste final de semanaO final de semana será de festa em Maragojipe, no Recôncavo Baiano, com as comemorações dedicadas ao padroeiro do município, São Bartolomeu. A programação tem regata neste sábado (22) e lavagem das escadarias da Igreja Matriz, no domingo (23). As celebrações religiosas e festas profanas continuam na segunda-feira (24), dia oficial de São Bartolomeu, com salva de fogos à meia-noite, além de alvorada seguida de missa solene, a partir das 5h. No último dia do mês (31), às 16h, uma procissão marca o encerramento das comemorações.
Em sua 46ª edição, a Regata Aratu-Maragojipe vai reunir 130 embarcações, que concorrem a 18 prêmios, neste sábado (22). As largadas têm início às 10h, na Baía de Aratu, quando os barcos ganham o mar, seguindo pela Baía de Todos-os-Santos até chegar a Maragojipe, passando pelo Rio Paraguaçu. Cerca de 500 embarcações devem colorir o percurso com suas velas, incluindo os tradicionais saveiros. A estimativa considera também os barcos que levam baianos e turistas para acompanhar as disputas mais de perto e desfrutar o passeio.
A regata tem patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo do Estado e sua Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa). A premiação será realizada no Largo do Caijá, às 21h30. Em seguida, às 22h, tem início o show das bandas Só Na Vipe e Estakazero, na praça da matriz.

Festa profana
A festa profana é destaque do domingo (23), quando baianas formam um cortejo que sai do Terreiro Banda Lecongo às 10h, percorre as principais ruas e vai até a igreja para iniciar a tradicional lavagem, na companhia de bandinhas conhecidas como charangas. Grupos de samba de roda se apresentam no palco montado na praça, junto à igreja, a partir das 10h. Dentre as atrações, o Grupo Amor de Vovó, Samba de Roda de Maragogó e Filhos de Dona Cadu, dentre outros. Já às 17h, tem show do grupo Som de Qualidade.