segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

TRIBUTO A MANOEL POMPILIO



Lembrar os valores pessoais e éticos de nossos políticos é importante. Entretanto, reconhecer e agradecer pelos seus feitos, trará um ambiente mais favorável à nossa história. São as atitudes e não as circunstâncias que determinam o valor de cada um, relacionado com o valor das coisas às quais se deu importância...
Manoel Pompilio, dedicou grande parte da sua vida, importando-se com a política e com a sua Santo Estevão!..
Por todo exposto, então, rompo o silêncio para propor justa homenagem a Manoel Pompilio da Rocha Filho, “tronco de boa cepa”, lídimo parlamentar que conhece o valor das palavras e fez tremer as Tribunas com seus discursos memoráveis.
A política, de há muito lhe deve reconhecimento e uma homenagem justa. Um homem que alcançou elogios por mérito próprio e que merece ser lembrado sempre, pelo valor, pela competência, pelo trabalho e pelos dotes morais.
A sua vida e sua historia não pode se perder no tempo. Esquecida. Se abstendo de juízos valorativos de seus feitos e de todo o seu passado de luta. Se os tempos passam e vão causando prejuízos das nossas memórias, esforcemo-nos ao máximo, para que a lembrança deste homem público tenha a proporção digna dos grande vultos...
Disse o poeta: Nenhum homem tem a consciência de seu destino e a certeza do seu valor se ignora seu passado. Entretanto, o passado de Pompilio, não é o que passou; é o que ficou do passado... Um passado que não se mede pelo caminho que ele conquistou, mas sim pelas dificuldades que ele superou no caminho.
Ele não legislou para que a sua presença fosse notada, mas para que a sua falta fosse sentida. Ah, como a tribuna sente a sua falta!.. Sua marca e suas virtudes estão gravadas na lembrança de todos aqueles que admiram a sua retórica e seus discursos inflados de eloqüência.
Pompilio vive no panteão da política e tem a história nas mãos. Dono de uma memória prodigiosa, nos faz entender os acontecimentos marcantes da nossa gente.
Um povo sem história e sem o historiador, é um povo sem memória. Pompilio é um arquivo vivo da nossa história. Com fiel credibilidade nos ajuda a recuperar e preservar os tesouros do nosso passado, trazendo à luz, com a fidelidade dos seus relatos, desde os Intendentes aos Prefeitos; dos Jagunços aos Coronéis; da primeira Capela a Paróquia; do Vilarejo a atual Comarca... Todos os acontecimentos podem ser entendidos com maestria, través dos relatos de Pompilio.
Discípulo sacerdotal de Juracy Magalhães, com quem muito aprendeu, enxerga a política como um visionário focado na realidade contemporânea. Com o seu estilo próprio, conquistado ao longo dos tempos a partir da sua trajetória política, abriu picadas para muitos candidatos do passado. Com o seu beneplácito, experiência e fidelidade, obsequiou as campanhas de Dr. João Borges de Cerqueira, Lineu Silva, Ismael Ferreira dos Santos, Wilson Rocha Lima, Walter Oliveira, Edvaldo Freitas, José Costa Santana e Orlando Santiago.
Pompilio é um notável articulador político e um "cerimonialista" impecável. É um PhD em política !
Como Vereador, foi um recordistas de mandatos Legislativos. Além de competente, era o "elo" entre a população e o poder legislativo; o espelho da comunidade e o ponto de referencia dos anseios populares. Um Edil competente e confiável à toda prova.
No dizer de Aristóteles, a grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las. Não é sem causa que, por gratidão, Pompilio se faz merecedor dessa homenagem. Gratidão é uma forma singular de reconhecimento, e o reconhecimento é uma forma sincera de gratidão.
Dizem que o "escrito" sai do intelecto ou da emoção. Este meu escrito, no entanto, saiu da emoção entrelaçada com a razão para confirmar a máxima: "não há luz que se acenda na inteligência que não vá buscar sua origem no coração; pois é ele que dá vida às palavras".
Os dias passam e os tempos mudam, e eu espero que mudem para melhor, desde quando, os jovens políticos da minha terra se espelhem no comportamento ético do político Pompilio, exemplo de homem público, com percepção sutil do que é justo e um profundo respeito aos princípios. Sempre pautou suas palavras com verdade, por acreditar que o caminho para a moralidade não permite atalhos...
Homenageá-lo é mais que um dever; é minha obrigação. Faço-o com veneração e respeito, seja como sobrinho ou cidadão. Nenhuma palavra deste escrito foi desnecessária ou extravagante; o homenageado, no seu histórico, possui assuntos para para produzir um Livro. Um livro bom !..
Com reconhecimento e respeito,

Manoel Lôbo