segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Durante entrevista, Papa diz que católico não deve ter filhos "como coelhos"

 

 

Na tarde desta segunda-feira (19), durante uma viagem pela Ásia, o Papa Francisco conversou com os jornalistas sobre uma "paternidade responsável", e considerou que um católico bom não deve se comportar "como coelhos". "Alguns acham, perdoem a expressão, que para ser bom e católico temos que ser como coelhos", disse.

A resposta do Papa foi referente a uma pergunta sobre a controvérsia nas Filipinas sobre os problemas do controle de natalidade e o uso de contraceptivos, que a Igreja Católica reprova. "Quando é menos do que isso ficamos com problemas extremos, como poderia acontecer na Itália. Não sei se é verdade, mas em 2024 disseram que não haverá dinheiro para pagar os aposentados", disse ao explicar que os especialistas aconselham "três por família" para manter a população.

Durante a conversa, o Papa deu exemplo de uma mulher que ele encontrou há alguns meses que estava grávida do seu oitavo filho. "Isso é uma irresponsabilidade! A resposta é a paternidade responsável e eu conheço muitas vias lícitas que ajudam", explicou.