sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Uma em cada dez jovens já foi vítima de estupro no mundo, aponta relatório


 

 

Relatório da ONU apontou que cerca de 120 milhões de mulheres até os 20 anos já foi estuprada
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta sexta-feira (5), indicou que cerca de 120 milhões de mulheres, em todo o mundo, foi vítima de estupro ou violação até os 20 anos de idade. Isso significa que uma em cada dez jovens já foi estuprada.
Ainda segundo o relatório, um estudo global (Hidden in Plain Sight, Escondido à Vista, em tradução livre) sobre a violência contra crianças, indicou que um quinto das vítimas de homicídio são crianças ou adolescentes com menos de 20 anos.
O estudo foi baseado em 190 países e mostrou que o homícidio é a principal causa de morte em rapazes e jovens entre 10 e 19 anos nos países da América Latina, como Venezuela, Colômbia, Panamá e Brasil.
“Esses são fatos desconfortáveis, nenhum governo ou pai vai querer vê-los. Mas se não enfrentarmos a realidade que cada estatística representa, nunca deixaremos de pensar que a violência contra as crianças é normal e permissível. E não é”, afirmou o diretor executivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Anthony Lake, em entrevista ao Huffington Post.
O levantamento revela, ainda, que 17% dos jovens, em 58 países, foram vítimas de punições físicas severas e de forma repetida.
O estudo aponta que a violência contra crianças pode ser prevenida através do apoio aos pais e às crianças com competências para a vida, mudança de atitudes e comportamentos, fortalecimento do sistema judicial e conscientização para a violência e os custos humanos e socioeconômicos que ela acarreta.