quarta-feira, 18 de junho de 2014

Relator vota no Supremo a favor da mudança em bancadas de 13 estados


 

 


Deputados federais - vale este (Foto: Arte/G1)
Relator do processo, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (18) pela validade de resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que altera a quantidade de deputados federais em 13 estados – oito estados perdem parlamentares e cinco ganham.
O plenário do Supremo iniciou o julgamento de sete processos sobre o tema: seis Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) e uma Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC). Mendes é relator de quatro ADIs e uma ADC. Outras duas ações são de relatoria da ministra Rosa Weber, que não havia votado até a última atualização desta reportagem.
Depois, outros oito ministros do Supremo terão de dar o voto – o STF é composto de 11 magistrados, mas Cármen Lúcia está em viagem oficial a Buenos Aires.
A eventual mudança no número de deputados federais terá impacto também nas bancadas das assembleias legislativas e da Câmara do Distrito Federal, que podem ser reduzidas se a representação na Câmara dos Deputados diminuir.
Em abril do ano passado, o TSE mudou o tamanho das bancadas dos estados com base em dados da população do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Alguns meses depois, o Congresso aprovou projeto de decreto legislativo que anulava a decisão anterior do tribunal. Porém, no fim de maio, os ministros do TSE decidiram, por unanimidade, ratificar a resolução de 2013. Para o tribunal, os parlamentares não poderiam ter revogado a decisão da Corte eleitoral por meio de decreto legislativo.