quinta-feira, 5 de junho de 2014

De um amigo para Clécia

Clécia, amiga.

Bom ser seu amigo.
Você transcendeu aos padrões normais dos santestevenses, sobretudo dos seus contemporâneos, mostrando aonde quer chegar com a sua consciência jornalística e delimitando a rota.  Lúcio Sêneca, um filosofo romano do primeiro século disse: “Quando o homem não sabe para que porto se destine, não importa para que lado sopre o vento, pois nenhum deles lhe será favorável”. Por certo, ele não conheceu Clécia Azevedo; tampouco confabulou com ela sobre Ciência Política, para conhecer um pouco de o seu garboso saber, até então, guardado no panteão dos Mestres e, que aos poucos se descortina para o deleite dos sábios...
A sua história de vida, amiga, é deveras admirável. Alegro-me ter lhe conhecido e podido partilhar do seu ofício. Sei das dificuldades e da falta de apoio dos governantes, sobretudo na sua terra. Posso imaginar, também, o seu padecer para se relacionar e se fazer entender por seus conterrâneos. Santo Estevão minha “sobrinha” querida, ficou muito pequeno pra você. Quanto aos nossos políticos, está na hora de reverem seus conceitos, sepultarem o preconceito e validarem a filha de Antônio Rocha; a Jornalista de vanguarda, que muito ainda tem a nos mostrar. Longe de mim, profetizar o seu padecer por essas glebas. Mas não é nada fácil para uma jovem como você, repleto de ideal e garboso saber, conviver num lugar inóspito à sua intelectualidade e, ter que aceitar, sobretudo na política, os néscios como paradigma.
Os jovens de hoje estão aprisionados no mundo das necessidades. Um mundo que pressiona por resposta a anseios pessoais e não coletivos. Atualmente a juventude valoriza mais o trabalho do que a educação, pois o mais importante para eles é "ter” e não “ser”. Na esteira dessas considerações, você se destaca e tem dado mostra da sua capacidade, dentro e fora do Estado. 
Por todo exposto, posso, de fato, compreender  a tua angústia e desapontamento, principalmente com os que tem conhecimento científico e usam o conhecimento vulgar como “ponte” que os levaria ao poder e mantença dos seus interesses. Eles acreditam no velho paradigma de que o brasileiro esquece fácil as coisas. E, além disso, têm a favor o corporativismo das casas legislativas e a certeza absoluta da impunidade.
Minha amiga Clécia; continue sonhando o seu sonho de sonhadora... Combata o seu bom combate, conclua a sua carreira e mantenha-se na fé. - Contudo, não creia que seja fácil, encontrar na política atual, políticos comprometidos com a causa pública e que possuam qualidades para serem colocados no poder. Essa realidade poderia ser bem diferente, se houvesse mais políticos com "características ideais".
Desde o século V a.C., com o filósofo grego Platão em "A República", se almejava um político ideal para governar e agir focado para uma sociedade ideal. Isso não é uma utopia, um sonho imaginário onde tudo esteja funcionando da melhor forma, como foi imaginado também, pelo escritor inglês Thomas Morus, mas é um sonho que poderá vir a ser realidade, algum dia, em uma sociedade que almeja ser "civilizada".
Desejo-lhe muito sucesso na sua caminhada; e que seja compreendida por seus pares na luta por um Jornalismo ético e independente. Seja uma operária da palavra e trate o seu leitor como um cidadão de direitos e não como um consumidor de notícias... Busque a liberdade e a sabedoria para persuadir e seduzir aos que lhe possam informar fatos de interesses sociais; não tenhas medo de ninguém e saiba aventurar-se no desconhecido, desafiando o destino e quebrando paradigmas. Nunca desista no primeiro tombo e seja petulante; abra caminhos e deixe sentimentos pequenos de lado, quando se fizer necessário dar voz as emoções... Orgulhe-se de ser Jornalista, pois a primeira essência do jornalismo é saber o que se quer saber; a segunda é descobrir quem vai dizer; assim leciona John Gunther! 
Gosto do seu jeito, da sua coragem e, sobretudo, da sua determinação. Continue informando ao mundo com suas palavras responsáveis. Para falar ao vento bastam palavras; para falar verdade com ética são necessárias informações de fontes fidedignas. Isso você tem, porque sabe construir amigos.
Que o Cristo Senhor lhe permita dias felizes e respeitáveis.
Forte abraço;

C/meu carinho.
Manoel Lobo