sexta-feira, 23 de maio de 2014

Missa reunirá fiéis em homenagem ao centenário de Irmã Dulce na BA

 

 

Religiosa completaria 100 anos na segunda-feira, dia 26 de maio.
Cerimônia será realizada um dia antes, no bairro de Roma, em Salvador.



Retrato de Irmã Dulce é exposto após a leitura da carta apostólica de beatificação (Foto: Edgar de Souza/G1)Irmã Dulce completaria 100 anos em 26 de maio
 
Uma missa campal em homenagem aos 100 anos de nascimento de Irmã Dulce, o "Anjo Bom do Brasil", será realizada, no domingo (25), na Cidade Baixa, em Salvador, como marco da abertura nas homenagens ao centenário da religiosa.
A programação festiva começará às 16h, com uma procissão saindo da Igreja do Bonfim em direção à Praça Irmã Dulce, localizada no Largo de Roma, local onde será realizada a missa às 17h do domingo.
A celebração será presidida pelo pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. De acordo com a programação, haverá intervenções musicais e encenações sobre a trajetória da freira baiana.
Em 2011, Irmã Dulce passou a ser conhecida como a Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, em virtude de sua beatificação, e que está atualmente em processo de canonização. A religiosa nasceu no dia 26 de maio de 1914,em Salvador, com o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. A freira baiana morreu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos.
O milagre que levou à beatificação foi reconhecido oficialmente pelo Papa Bento XVI em 10 de dezembro de 2010. A realização da Cerimônia de Beatificação ocorreu no dia 22 de maio de 2011, em Salvador. Na ocasião, a freira baiana recebeu o título de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo o dia 13 de agosto como data oficial de celebração de sua festa litúrgica.
O referido milagre ocorreu na cidade de Itabaiana, em Sergipe, quando, após dar à luz seu segundo filho, Gabriel, Cláudia Santos sofreu uma forte hemorragia. Em desespero, a família da paciente chamou o padre José Almí para ministrar a unção dos enfermos. O padre, no entanto, decidiu fazer uma corrente de oração pedindo a intercessão de Irmã Dulce e deu a Cláudia uma pequena relíquia do Anjo Bom. A hemorragia então cessou subitamente. Atualmente Irmã Dulce está em processo de canonização, sendo necessária a aprovação de um novo milagre para ela se tornar santa.