sábado, 31 de maio de 2014

Bahia pode sofrer punições por incidentes em Feira de Santana



Em súmula, árbitro da partida relatou aglomeração de torcedores e o arremesso de uma lata em campo.
 
 
Reginaldo Lima/Acorda Cidade

Foto: Reginaldo Lima/Acorda Cidade

Acorda Cidade
O Bahia pode perder mais que os três pontos do duelo contra o Santos, na última quinta-feira, no estádio Joia da Princesa, em Feira de santana. O Tricolor deve ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de incidentes ocorridos no estádio.
No início do primeiro tempo uma superlotação de um dos setores do Joia da Princesa fez com que torcedores, incluindo crianças e idosos, fossem imprensados entre uma das grades e a arquibancada. Enquanto do lado de fora muitas pessoas esperavam para entrar. A situação só foi resolvida após liberação para deslocar parte dos torcedores para uma área destina à torcida do Santos.
Por meio de nota a Polícia Militar confirmou que um dos portões que de acesso ao estádio foi arrombado, o que causou o tumulto, mas negou que ocorreu superlotação no estádio.
Lata e súmula
No segundo tempo outro incidente aconteceu e pode prejudicar o Bahia. Um torcedor arremessou uma lata próximo ao local em que estava o técnico santista Oswaldo de Oliveira. O fato foi relatado em súmula pelo árbitro.
"Aos 33 minutos do segundo tempo, foi arremessado uma lata de cerveja (contendo líquido) no gramado. A mesma caiu próximo ao banco de reserva da equipe do Santos F.C. e veio da direção de onde se encontrava a torcida do Bahia", escreveu o árbitro. Neste sábado (31), o Joia da Princesa será palco do duelo entre Vitória e Sport.
Portões de acesso estavam sob responsabilidade do Bahia
A prefeitura de Feira de Santana divulgou uma nota em seu site, afirmando que a responsabilidade pelos portões de acesso ao estádio Joia da Princesa, estavam sob a responsabilidade do Bahia. Veja a nota na íntegra:
As causas dos problemas ocorridos na entrada do Estádio Alberto Oliveira, o Joia da Princesa, na noite desta quinta-feira (29) na partida entre Bahia e Santos, válida pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, estão sendo apuradas pela administração do estádio. Os portões de acesso estavam sob responsabilidade da empresa Ingresso Fácil, que detém as catracas nos jogos do Esporte Clube Bahia.
A empresa também é responsável pelo quadro móvel, composto por funcionários que atuam na portaria. O administrador do estádio, José Fernandes, explica que a abertura dos portões foi atrasada devido a problemas técnicos nas catracas eletrônicas.
Ele esclarece ainda que não houve arrombamento em um dos portões, como está sendo informado por alguns veículos de imprensa. "Felizmente não aconteceu isso, pois resultaria em pessoas feridas e provavelmente uma tragédia. O que aconteceu foi que devido ao empurra-empurra um dos cadeados se abriu", explica José Fernandes.
O administrador diz ainda que a expectativa de público informada pela Federação Bahiana de Futebol para a partida foi de 10 mil pessoas, através de ofício encaminhado. Entretanto, mais de 16 mil ingressos foram colocados a venda, totalizando 16.842 torcedores (sendo 16.089 pagantes). "Mas ainda assim a Polícia Militar colocou um efetivo de 30% a mais, em cima do que havia sido informado em princípio, e também foi solicitado reforço no momento da partida", observa Fernandes.
Outro aspecto observado pelo administrador do estádio foi o fato da maioria dos torcedores optarem por apenas dois dos cinco portões de acesso. "Os torcedores, habituados a ir ao estádio com pouco público, optaram em sua maioria apenas pelos portões 1 e 5. E este foi um dos fatores que contribuiu para o excesso de pessoas apenas em um determinado setor", aponta.
Fernandes ressalta que o trabalho da Polícia Militar foi fundamental para garantir a integridade dos torcedores. "Felizmente não tivemos nenhum registro de pessoas feridas, entrada em hospital, ou qualquer outro incidente mais grave. Em poucos minutos a Polícia Militar resolveu a situação", salienta. 
Com informações do Correio