sábado, 9 de novembro de 2013

Liberação de 24 menores infratores feirenses causa reação do TJ Bahia


» Ir para página inicial

 

 

07/11/2013 20:10


Depois que o Juiz da vara da infância e adolescência de Feira de Santana expediu 24 alvarás de soltura para adolescentes infratores que aguardavam julgamentos nas duas Comunidades de atendimento ao menor infrator  do município, o Tribunal de  Justiça tomou atitudose para ajudar ao funcionamento da comarca feirense. O Desembargador Salomão Resedá , um membro da corregedoria estiveram  verificando as carências da Vara da infância e discutindo  medidas urgentes  que amenize a  situação .
Segundo o juiz Waldir Viana Ribeiro Junior, o prazo para o julgamento dos processos já acabou e os adolescentes não tinham passado pelas audiências  por falta de servidores . Dos 11 servidores que trabalhavam na Vara da Infância e Juventude sete foram transferidos  e ainda segundo o juiz também faltam psicólogos, assistentes sociais e pedagogos para acompanhar 230 internos  nas instituições .
O jurista disse ainda que enquanto permanecer a carência de servidores, os excessos de prazos vão se repetindo e os  adolescentes serão postos em liberdade,  como determina a lei. “No cartório existem quatro servidores  que são antigos e tem até dificuldades para operar equipamento de informática, com processo digital, principalmente”, conta .
“O desembargador Salomão e  o Dr. Paulo,  da corregedoria estão agindo junto a direção do Fórum para que os servidores que foram retirados da vara, retornem.Eu creio que se, pelo menos , se os servidores  temporários  voltarem para as varas, cinquenta por cento do problema do excesso de prazo,  estará solucionado. A corregedoria se sensibilizou com nossa situação, que os prazos da central de mandados são incompatíveis com  a especialidade da infância e juventude e vão pedir ao Tribunal de Justiça (TJ),  para que a vara da infância tenha um quadro próprio de oficiais. Mas essa proposta será levada ao pleno, não depende da corregedoria, nem do coordenador da infância”, explica o magistrado.
Durante  visita nessa quinta-feira (7) ao Centro de Atendimento Socioeducativo  Juiz Melo Matos,  Paulo Cesar Bandeira de Melo, Juiz auxiliar da Corregedoria disse que irão buscar  soluções para melhorar  para os problemas ocorridos na Vara da infância, principalmente no que diz respeito a aos prazos excedidos.
 Quem também esteve no local foi  desembargador  Salomão  Resedá . “Nós iremos ao corregedor geral da justiça para que ocorra o levantamento da situação. Nós iremos tentar trazer de volta no mínimo três servidores para atuarem na vara da infância”, se compromete.
causou forte efeito junto ao Tribunal de  Justiça, tanto que o desembargador Salomão Resedá, que já foi Juiz  da mesma Vara em Feira de  Santana,esteve nesta quinta feira (7) verificando  de perto  as carências para discutir medidas urgentes  que amenize a  situação  e garantiu o reforço de  alguns servidores.
Se o Dr. Valdir  não desse  o susto  que deu, o TJ continuaria  de  "ouvido môco".


Bom dia Feira