sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Dom Itamar pede para que os padres atendam os apelos do Papa Francisco

 

 

Dom Itamar Vian durante a oração de abertura
Comunidades: Uma nova Paróquia e Pastoral Juvenil no Brasil. Essas são as temáticas principais da Assembléia Arquidiocesana de Feira de Santana, que iniciou na noite de ontem (14), na Casa de Encontros Paz e Bem, bairro do Papagaio. A solenidade de abertura foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian, que inicialmente levou aos presentes a refletirem mais sobre os apelos do Papa Francisco e ao mesmo tempo pediu para que fosse uma realidade nas paróquias, ele enfatizou sobre a importância de se dá uma atenção especial á juventude.
“Uma das frases do Papa Francisco que chama atenção é que a nossa juventude se trata da janela pela qual o futuro vai passar, sendo assim o que me espantou foi um dado estatístico apresentado pela mídia feirense há pouco tempo, quando informou que a cidade de Feira de Santana tinha 220 mil jovens”, destacou Dom Itamar, questionando aos presentes, “será que nós alcançamos 20 mil?, sobrariam 200 e que estão aí esperando por uma resposta nossa”, alertou.
Para Dom Itamr, a Igreja ainda está muito distante das escolas. “Dificilmente entramos nas instituições de ensino, um dos exemplos disso é que temos em Feira de Santana 89 cursos superiores, ou seja, são vários jovens, e eu questiono onde estão e o que estamos fazendo”, indagou.

 Abordagens


Além das temáticas principais da Assembléia, religiosas, padres, diáconos e leigos irão discutir até amanhã, dia de encerramento do encontro, sobre a Caminhada do Perdão, Campanha da Fraternidade de 2014 e o Lançamento das Diretrizzes Pastorais sobre Sacramentos.

Clécia Azevêdo