sábado, 12 de outubro de 2013

Terço 'via satélite' e missas marcam Dia da Padroeira em Aparecida


» Ir para página inicial

 

 

12/10/2013 07:14


Cerca de 150 mil fiéis são esperados neste sábado (12) em Aparecida, no interior de São Paulo,  nas comemorações ao Dia da Padroeira. Uma alvorada festiva às 5h marca o início das celebrações que devem terminar com uma missa às 21h.
Um dos momentos mais esperados do dia deve ocorrer às 14h, quando os fiéis vão rezar um terço em conjunto com católicos de outros nove países. O terço será rezado por meio de uma conexão via satélite com os demais santuários e deve durar cerca de três horas.
"É uma novidade que foi pensada por Roma e nós vamos participar e concluir a última etapa do terço junto com a Argentina. Por meio dessa oração, vamos conhecer a realidade de outros países na fé", afirmou o padre Valdivino Guimarães, prefeito da Basílica Nacional de Aparecida.
De acordo com a programação, cada santuário participante rezará cinco ave-marias em sua língua local e uma mensagem gravada pelo Papa Francisco será exibida durante a oração. Além do Brasil, vão participar do terço católicos da Itália, França, Polônia, Bélgica, Índia, Japão, Estados Unidos e Argentina.
Ao todo, seis missas serão celebradas ao longo do dia, sendo que as principais foram antecipadas em uma hora, como a missa das Crianças, que será celebrada às 7h, e a missa solene, prevista para ter início às 9h e que será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.
Às 18h está programado um show com os padres Alessandro e Juarez de Castro. Após o show, ocorre a última missa do dia, às 21h, que será presidida pelo padre Josafá Moraes. A festa do Dia da Padroeira teve início com uma novena, que antecede a festa.
Programação 12 de outubro
5h - Alvorada Festiva
5h30 - Missa
7h - Missa das Crianças
9h - Missa Solene com Dom Raymundo Damasceno
12h - Homenagem a Nossa Senhora
13h - Missa
14h - Terço via satélite
17h - Procissão Solene
18h - Show com os padres Alessandro e Juarez de Castro
18h30 - Missa
21h - Missa
Fonte: G1