sexta-feira, 12 de julho de 2013

Quando os bons se calam

 

 

Por Rosuison Cardoso
Martin Luther King afirmou com muita propriedade lá pelos idos da década de 1960 que aquilo que o preocupava não era o grito dos maus, mas o silêncio dos bons!
Embora o momento histórico e o contexto político e social nos quais foram proferidas essas palavras se aproximem bastante da situação vivida pelo Brasil atualmente, sobretudo devido às manifestações realizadas nos últimos dias, o fato é que os bons ainda continuam em silêncio.
A população de Santo Estêvão tem se assustado e se amedrontado diante dos crescentes índices de criminalidade e violência que o município vem apresentando nos últimos tempos. A intranqüilidade chegou a até antes pacata zona rural, homicídios e tentativas tem sido registrados com certa frequência e residências e estabelecimentos comerciais sofrem com uma alegada “onda” de furtos e roubos.
Tudo isso se soma ao considerável número de fatos relacionados aos conflitos surgidos em razão do tráfico e do uso de drogas ilícitas e pelo abuso de substâncias lícitas, sendo a principal delas o álcool, entre outros fenômenos da contemporaneidade, com implicações diretas na segurança pública e na área de defesa social.
Manifestar a sua indignação com o estado atual das coisas através das redes sociais e com desabafos entre amigos e familiares é bom, mas não basta! É necessário que as pessoas entendam que, se não houver uma participação efetiva, a chamada cidadania ativa, as coisas tomarão um rumo ainda pior, infelizmente!
Não basta apenas reclamar dos órgãos de segurança pública ou dos gestores políticos. Isto é válido e necessário, mas não é suficiente! As necessidades e as iniciativas estão muito além da vontade e dos parcos recursos, materiais e humanos, de que estas instituições possuem atualmente.
Caso a comunidade santo-estevense não se una, não confie e não colabore com o trabalho das suas polícias, a marginalidade continuará a impor o medo nas ruas, praças e residências da cidade através de suas ações; ela continuará a aterrorizar as pessoas de bem e a ameaçar as suas vidas e os seus patrimônios; ela continuará a aliciar os seus filhos e seus amigos para enveredarem pelo maldito labirinto das drogas!
Quem conhece a comunidade e sofre com os seus problemas e necessidades são as pessoas que nela residem. Logo, é imprescindível que essas mesmas pessoas despertem para o fato de que devem informar aos órgãos de segurança pública as situações que estão trazendo intranqüilidade para o convívio social e subsidiando esses mesmos órgãos com informações sobre os indivíduos que estão, com as suas ações, causando perturbações ou cometendo crimes.
Os mecanismos de interação entre os órgãos de segurança pública e a comunidade estão postos há muito tempo, é uma pena que não estejam sendo devidamente utilizados. Eles servem para auxiliar os órgãos na solução ou diminuição dos principais problemas relacionados à segurança pública que Santo Estêvão enfrenta: tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo, prostituição infantil, violência doméstica, maus tratos contra idosos, roubos e furtos a residências e estabelecimentos comerciais.
Caso saiba de um local onde funciona um ponto de distribuição de drogas (boca de fumo etc.), denuncie! Caso saiba de alguém que é contumaz na prática de furtos e roubos, denuncie! Caso tenha conhecimento que alguém costuma andar armado, denuncie! Caso tenha presenciado a prática de um crime, seja ele qual for, denuncie o culpado e informe detalhes!
Não se sinta seguro por que você, os seus familiares e os seus amigos ainda não foram vítimas de violência. O marginal, na busca em saciar os seus desejos e vontades, certamente não terá receio em praticar um crime contra qualquer pessoa, seja ela você ou seu familiar. Não espere e não permita ser a próxima vítima!
Colabore com a segurança da sua comunidade, promova a cultura da paz e pratique a cidadania ativa! Denuncie os fatos criminosos que você presenciar ou tiver conhecimento através dos meios indicados abaixo. Todos eles preservam o seu anonimato!
Disque Denúncia: 181
Polícia Militar: 190
Polícia Civil: 193
Ouvidoria Geral do Estado: http://www.ouvidoriageral.ba.gov.br
Lembre-mo-nos: “quem poupa o lobo, sacrifica o rebanho!”.
Santo Estêvão e os seus moradores são maiores do que aqueles que perturbam a sua tranqüilidade e que inquietam a sua vida comunitária. A População unida promove mudanças e transforma a realidade. Participe, colabore, ajude!
Rosuilson Cardoso e Capitão da Polícia Militar da Bahia, Bacharel em Direto pela UEFS e Coordenador do CICOM/Feira de Santana.