terça-feira, 23 de julho de 2013

Com 335 mil peregrinos inscritos, a JMJ do Rio pode superar a de Madri.





  • Peregrinos circulando pelas praias cariocas com bandeiras de seus países viraram cena comum no Rio:



     
  • 17h17


    A praia de Copacabana já virou um "mar" de peregrinos que se prepararam para a grande missa de acolhida que inicia oficialmente a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Desde as 13h, a frente do palco já estava completamente tomada de peregrinos que aguardavam o início da programação, marcado para as 16h.



    No palco, uma série de grupos musicais religiosos de diversos países se revezam animando a multidão e fazem uma verdadeira festa para os fiéis. Ainda não há uma estimativa oficial do público presente. Alguns peregrinos não contiveram a alegria de ver o mar e se banharam, apesar dos avisos colocados pelos salva-vidas indicando perigo pela correnteza forte.



    Não há salva-vidas por perto, mas policiais militares patrulham toda a extensão da praia com quadriciclos. O francês François Xavier, de 24 anos, era um dos muitos peregrinos que nadavam de cueca no mar. "É preciso ter muita coragem porque está frio e tem muita onda forte, mas na França é pior e vale a pena pela festa". Os fiéis, espalhados por toda a extensão da praia até a altura da rua Santa Clara, carregam bandeiras de diversos países e congregações católicas.



    Jéssica Rosa, paranaense de Paranaguá, chegou ao meio-dia na praia, mas não conseguiu realizar o sonho de ficar na frente do palco. Preferiu, então, montar um pequeno acampamento com cangas e toalhas em frente a um dos cerca de 20 telões montados. "O jeito vai ser acompanhar pelo telão para não perder nenhum detalhe", disse a peregrina de 17 anos. (Antônio Pita)