segunda-feira, 22 de julho de 2013

Carisma do papa ‘arrebanha’ jovens à igreja

O Papa e as crianças
Jesuíta de ações franciscanas serve de ‘inspiração’ e exemplo para seminaristas e noviças católicos Luciano Moura / Aline Pádua
 


A três meses como líder da Igreja Católica, o papa argentino Francisco já revigorou os ânimos de católicos mundo afora e  com o seu carisma  está ‘arrebanhado’ jovens para a vida religiosa.

Jesuíta de ações franciscanas, o pontífice, segundo a freira Rosângela Aparecida Fontoura,  está servindo de inspiração e exemplo  para seminaristas e noviças. “O testemunho e carisma  do papa Francisco contam muito.  O amor dele por Jesus Cristo e pela vocação   têm contagiado as pessoas. E, principalmente, os que vão  seguir a vida religiosa”, disse a freira.

O primeiro papa latino-americano tem dado um show de simplicidade e tem ganhado o carinho não apenas de católicos. “Ele é um papa muito carismático, exemplo de vocação”, disse o padre Silvio Roberto dos Santos, que hoje embarca com  uma comitiva de Rio Preto e região para a JMJ (Jornada Mundial da Juventude).

Carta/ Quando o assunto é papa Francisco, o votuporanguense João Sanches, 80, não esconde a felicidade por receber a resposta de uma carta enviada em março deste ano ao Vaticano. A  mensagem  para Francisco foi escrita à mão. Nela, João parabenizava o pontífice e lhe deseja boa sorte em sua  missão. Na semana passada , a  equipe do papa respondeu para a alegria do aposentado. “É uma honra ter uma carta do papa”, disse ele.

Mãe ‘batiza’  o filho com  o mesmo nome do papaO nome do rio-pretense Francisco Elias da Silva Paiva, de apenas um mês,  foi dado em homenagem ao papa argentino Francisco. De acordo com a mãe da  criança, Josiane Calixto da Silva, de 31 anos, após a nomeação do pontífice, ela não pensou duas vezes em colocar o nome da criança igual ao do escolhido pelo papa. “No último mês da gravidez, eu já chamava meu filho de Francisco. É um nome abençoado”, disse a mãe. Segundo ela, o papa Francisco será um exemplo na vida do filho.

“O papa Francisco é trabalhador, humilde e carismático. Quero que meu filho conheça sua história e tenhas as mesmas qualidades”, disse.

Gislaine tem outros dois filhos, Emanuel, de 7 anos, e Lucas, 14 anos, que foram batizados com nomes bíblicos. O papa Francisco desembarca hoje no Brasil para a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), que começa amanhã e vai até  domingo. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos  com o Papa.

MAIS

Presentes
Tudo o que irá rodear o papa  Francisco  na visita ao Hospital São Francisco de Assis na quarta-feira, no Rio, foi feito pelas mãos de  três recuperandos do Lar de Jaci. Antônio de Oliveira Vera fez a cadeira onde o papa vai sentar e o altar com madeira reaproveitada de antigos bancos de igreja. Ricardo Aparecido Luciano fez com pedra pomes uma pomba da paz gigante que vai enfeitar o altar. Milton Pestilo, artista plástico de Mirassol, esculpiu a imagem de São Francisco que será entregue a Francisco


pOR QUE OS JOVENS GOSTAMTANTO DO pAPA?
SÓ  OS JOVENS PODEM RESPONDER...MAS PARECE UM AMOR RECÍROCO
POIS O PAPA GOSTA MUITO DOS JOVENS?