terça-feira, 12 de março de 2013

Estado e Consórcio Portal do Sertão discutem parceria para implantar Gestão Ambiental Compartilhada na região

 

 

Foto: Divulgação/Assessoria

Divulgação/Assessoria

Com o objetivo de descentralizar a gestão pública e estruturar os Sistemas Municipais de Meio Ambiente nos 14 municípios que compõem o Consórcio Público Portal do Sertão, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Consórcio discutiram sobre uma parceria na tarde desta segunda-feira (11), em reunião na sede da Sema, em Salvador, para implantar o Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada (GEAC) nas cidades consorciadas.
O Programa atende a diretrizes do Governo Estadual e permite, por exemplo, a emissão de Licenciamento Ambiental para empreendimentos e atividades de baixa complexidade pelos municípios, o que desafoga as demandas estaduais e concede maior autonomia aos municípios.
Orlando santiago  marcará presença
Com a colaboração do mandato do deputado estadual líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Neto (PT) - que deu suporte e trabalhou durante fase de desenvolvimento do GEAC – a parceria deve ser assinada no próximo mês de abril. Para a implantação do Programa, a Sema ofereceu como contrapartida cessão de veículo, quatro técnicos e outros equipamentos necessários para efetivar o licenciamento
“Esse é um ganho para todos. Meio ambiente não é algo periférico no âmbito político, entendemos isso e também que é preciso pensar no presente e no futuro. muito a ser feito a nível de desenvolvimento econômico, mas precisamos olhar pelo meio ambiente para não crescermos sem beleza, sem qualidade de vida”, ponderou Neto, que esteve à frente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente (CPMA) da Casa Legislativa da Bahia por dois anos consecutivos.
Baixa fria
Durante reunião - conduzida pelo titular da Sema, Eugênio Spengler - também esteve em pauta o primeiro convênio para atuação conjunta entre a Sema e o Consórcio com o propósito de realizar a regularização ambiental nas propriedades rurais com menos de quatro módulos, o que significa sua adequação junto ao poder público. De acordo com o secretário executivo do Consórcio Portal do Sertão, Daniel Moreira, no Portal essas propriedades representam mais de 20 mil unidades.
O presidente do Consórcio, Antonio Carlos Paim, que também é prefeito da cidade de Amélia Rodrigues, aproveitou a oportunidade para apontar a necessidade da reestruturação de nascentes, a exemplo do Milagre de São Roque, atrativo natural localizado no Povoado do Ipiranga, e da Cachoeira da Pedreira, localizada em uma região de Mata Atlântica, naquele município.
Marcel Gomes
Ainda neste mês de março, uma reunião das prefeituras consorciadas deve ser realizada com o secretário, Eugênio Spengler, para discutir o tema meio ambiente. Fazem parte do Consórcio as seguintes cidades: Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, Teodoro Sampaio, Coração de Maria, Irará, Água Fria, Santanópolis, Santa Bárbara, Tanquinho, Anguera, Conceição da Feira, Santo Estevão, Ipecaetá e Antônio Cardoso.