sábado, 23 de março de 2013

Dilma: "O papa é argentino, mas Deus é brasileiro"






Depois de ser recebida pelo papa Francisco na Cidade do Vaticano, a presidente Dilma Rousseff brincou ontem que o novo pontífice é argentino, mas Deus é brasileiro. Ela fez a piada ao ser provocada por um jornalista argentino na saída do encontro: “Eu acho que vocês têm muita sorte. É um grande papa. A Argentina está de parabéns. Agora, a gente sempre diz: o papa é argentino, mas Deus é brasileiro”.

Dilma reuniu-se com Jorge Mario Bergoglio durante cerca de meia hora. De acordo com a presidente, os dois conversaram sobre combate à pobreza e prevenção ao uso do crack: “Ele é uma pessoa extremamente carismática, e ao mesmo tempo com um grande compromisso com os pobres”, disse. “É um papa muito modesto. Ele comentou que não pode se ter orgulho nem pretensões. Deve-se lutar para fazer as coisas direito. E lembrar sempre que tem um peso nas costas”, acrescentou.

Segundo a presidente, Francisco se solidarizou com o Brasil pela tragédia do incêndio que matou 241 jovens na boate Kiss em Santa Maria (RS), em 27 de janeiro. “Ele disse: ‘Fiquei muito comovido com o que aconteceu em Santa Maria. Em Santa Maria, o Brasil demonstrou força e ternura’. Eu fiquei muito agradecida”, contou ela.

Acrescentou que o chefe da Igreja Católica programou visita a Aparecida (SP) após participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio, em julho. Ele a presenteou com um livro sobre a conferência episcopal que o levou à cidade em 2007. “Ele disse assim: ‘Não lê tudo, porque você vai se aborrecer. Então você pega o índice e vai lendo aos poucos”. De acordo com a presidente, os papa entende português e os dois se comunicaram em “portunhol”.

Dilma foi a segunda chefe de Estado a ser recebida pelo novo papa, que almoçou com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, na segunda-feira. A presidente brasileira ressaltou o fato de ter sido a primeira a encontrá-lo depois da missa inaugural do pontificado. “O papa falou: ‘Você pode falar que é a primeira vez que eu estou recebendo alguém aqui’”, disse. Questionada se tinha sido chamada de “senhora” ou de “você”, ela respondeu: ”Olha, não dá nem pra lembrar direito. É um papa muito normal, viu?”