domingo, 17 de fevereiro de 2013

Baianos perdem 15 toneladas de gordura com Vigilantes do Peso


 

 

 

Em meio ao aumento dos índices de obesidade no País – o problema hoje já atinge um em cada cinco brasileiros – a dieta dos pontos, elaborada pelo projeto Vigilantes do Peso, conseguiu fazer com que os participantes eliminassem, juntos, 331 toneladas durante 2012. Só na Bahia foram 15 toneladas e meia.
O Vigilantes é um dos programas de emagrecimento mais antigos e populares do Brasil. Por mês, em 10 estados do País, são cerca de 90 mil pessoas que aderem ao cardápio estipulado pela equipe de nutricionistas.
Os alimentos são divididos em categorias e recebem uma pontuação. Dependendo dos objetivos de cada pessoa, são estipulados quantos pontos podem ser consumidos por dia.
Nesta chamada ‘dieta dos pontos’, os paulistas foram os que mais se destacaram no processo de afinar a silhueta. Só em São Paulo, foram 118 toneladas eliminadas. Minas Gerais aparece em segundo lugar no ranking de emagrecimento, com 68 mil quilos perdidos. No Rio de Janeiro, os associados do Vigilante perderam 64,3 mil quilos.
As toneladas de excesso de peso que foram perdidas em 2012 tiveram a ajuda de uma nova descoberta dos especialistas que fazem o programa do Vigilantes.
Os nutricionistas fizeram as contas e descobriram que alguns alimentos não podem ser avaliados só pelo perfil calórico. Eles até têm calorias, mas a quantidade de energia que o corpo gasta para digeri-los é maior. Nasceram assim, as comidas “calorias zero” que estão liberadas na dieta e podem ser consumidas sem restrição.
O perfil de associados do programa foi outra coisa que mudou um pouco ao longo do ano passado. “Antes, as pessoas procuravam as reuniões do Vigilantes do Peso para emagrecer mais de 10 quilos. Hoje, as pessoas nos procuram logo que constatam um aumento gradativo de peso. Elas preferem começar uma mudança de hábitos antes que o aumento de peso seja maior”, avalia Fernanda Fernandes, diretora do Vigilantes.