domingo, 20 de janeiro de 2013

Começa no Rio processo de beatificação de Odetinha

mais uma Santa para o Brasil
Começou nesta sexta-feira oficialmente o processo de beatificação de Odette Vidal de Oliveira, conhecida como Odetinha, que morreu aos nove anos de idade, em 1939, de meningite e febre tifóide.
A cerimônia de abertura do processo de canonização ocorreu na Igreja Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, no Rio de Janeiro. A missa foi celebrada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e contou com a presença de cerca de dois mil fiéis.
Os restos mortais da menina foram exumados e estão numa urna, na Igreja Nossa Senhora da Glória, exposta à visitação. Depois, a urna ficará na Basílica da Imaculada Conceição, em Botafogo, onde ficará até a beatificação.
Odetinha, nascida no Rio em 1930 e filha de uma família portuguesa que emigrou para o Brasil, era muito religiosa e se preocupava com a situação dos pobres, segundo um comunicado da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que atribuiu a ela vários milagres.
A menina morreu em 25 de novembro de 1939 e foi enterrada no cemitério São João Baptista, onde seu túmulo é um dos mais visitados.
Ao ser iniciado o processo de beatificação, Odetinha recebeu o título de Serva de Deus, e a partir de agora, um bispo se encarregará de investigar minuciosamente sua vida para verificar suas virtudes.
O segundo passo é a comprovação de que ocorreu pelo menos um milagre feito por ela. Depois disso, Odetinha seria declarada beata e seguiria com o processo de canonização, que culmina com o decreto da santidade da pessoa.
O Brasil só tem um santo reconhecido pela Igreja, Frei Galvão, que morreu em 1822, ainda no período colonial.
A Igreja beatificou no ano passado a freira Maria Rita Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce, que morreu em 1992, aos 77 anos.