Foto: Reprodução
O governo da Bahia enviou na manhã desta quinta-feira (2) uma contraproposta para a Associação dos Trabalhadores em Educação (APLB-Sindicato), com o objetivo de chegar a um acordo que ponha fim à greve dos professores da rede estaduais, que ja dura 114 dias. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom), entre os itens da contraproposta estão os reajustes salariais concedidos à categoria neste ano, assim como a promoção com aumento de 7% para os professores licenciados da carreira de Magistério, por meio de curso de atualização de práticas pedagógicas em novembro de 2012.
Uma nova promoção também está prevista nas mesmas condições para março de 2013. Ainda de acordo com a Secom, as solicitações da categoria em relação a demissões, processos administrativos, salários dos professores e repasses das contribuições sindicais enviadas ao Governo na quarta-feira (1º) foram aceitas pelo governo.
Professores devem votar fim da paralisação na sexta-feira (3)
Os professores da rede estadual devem votar pelo fim da paralisação em uma assembleia prevista para esta sexta-feira (3). A categoria enviou uma pauta de reivindicações para negociação com o Governo na tarde da quarta-feira (1º). Entre as exigências dos professores estavam a não punição dos professores demitidos e a retirada dos processos administrativos daqueles em estado probatório; a devolução imediata dos quatro salários confiscados durante a greve; a devolução da contribuição mensal da APLB; além da reabertura da mesa de negociação.
A próxima reunião que deve decidir os rumos da greve está marcada para às 9h desta sexta-feira (2), em salvador e outra pela tarde em Feira de Santana. As informações são do Correio.