segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Educação de Amargosa alcança em 2011 meta prevista para 2021 no IDEB


 
Ascom/Amargosa

A Educação de Amargosa está comemorando o mais novo avanço alcançado no IDEB 2011. Devido aos grandes investimentos realizados ao longo desses anos, a Prefeitura Municipal conseguiu avançar ainda mais e atingiu em 2011 a meta do IDEB que era prevista apenas para 2021.
De acordo com o Secretário de Educação Eliezer Silva, Amargosa tinha um dos piores índices do Brasil, recebendo a nota de 2,6, em 2005. “Hoje, o que vemos é outra realidade. Alcançamos, em 2007 a nota de 3,6; em 2009 a nota 3,7, e em 2011 a nota 4,8. Saímos de um dos piores índices em 2007 e chegamos a um dos melhores. E agora, em 2011, demos um salto ainda maior. Estamos no 18º lugar no ranking estadual. Isso se deve graças aos esforços do Prefeito Valmir Sampaio em mudar a realidade da educação da nossa querida Amargosa”, comemora.

Para o Prefeito Valmir Sampaio isso é resultado de um trabalho que começou em 2005, buscando a valorização e capacitação do professor, a melhoria na merenda escolar, a implantação do Programa Educarte, a construção e reforma de escolas, laboratórios de informática, entre outras ações. “Educação de qualidade se faz com inclusão, permanência e sucesso escolar, por essa razão o foco deste governo foi além de ampliar o acesso de crianças e jovens na escola, oferecer uma educação de qualidade. É por isso que o sucesso está ai. Temos agora é que comemorar”, completa.

O IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado pelo Ministério da Educação, para medir a qualidade do ensino público brasileiro. É hoje o principal medidor da educação brasileira e leva em conta rendimento escolar. Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez.