segunda-feira, 27 de agosto de 2012

D.Itamar Vian Arcebispo da Arqidocese de Feira de Santana



BIOGRAFIA

Navildo Vian, filho de Marcos Lázaro Vian e Mathilde Ánderle, nasceu na cidade de Roca Sales - RS em 27 de agosto de 1940, componente de uma grande família com sete irmãos e três irmãs, uma família muito religiosa e muito unida.

No Seminário, no Rio Grande do Sul, realizou seus estudos de 1º e 2º graus, nde sentiu na alma o convite de Deus para consagrar-se religioso, aceitou de bom grado e em 25 de janeiro de 1960, fez a Profissão dos votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência na Ordem Religiosa dos Franciscanos Capuchinhos, na Província do Rio Grande do Sul. E, como é de costume naquela Ordem, mudou o nome de batismo de Navildo para Frei Itamar.

Rumo ao Sacerdócio

ItamarVian fez os estudos de Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí e de Teologia em Porto Alegre. Foi ordenado sacerdote em Porto Alegre, em 1º de dezembro de 1968, por Dom Ivo Lorscheiter, esta figura marcante na religiosidade brasileira.

Atividades

Frei Itamar Vian foi vigário-cooperador da Paróquia de São Geraldo, em Ijuí, professor de Psicologia e Meios de Comunicação Social, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí, foi vigário-cooperador da Paróquia de São José de Fragata, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, professor de Psicologia Social, Antropologia Cristã e Filosofia da Comunicação, na Universidade Católica de Pelotas, Coordenador dos Departamentos de Estudos Religiosos e Psicologia, Decano do Centro de Educação e Ciências do Homem e membro do Conselho Superior da mesma Universidade Católica de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Na Província do Rio Grande do Sul dos Freis Capuchinhos foi Superior da Fraternidade de Pelotas, Diretor dos Estudos de Filosofia, Vigário Provincial, Presidente do Conselho de Educação e Cultura, Vice-Presidente da Sociedade Literária S. Boaventura, Delegado da Província ao Capítulo Geral dos Freis Capuchinhos para a Reforma das Constituições da Ordem Religiosa.

Ordenação Episcopal

Em 1980, a Nunciatura Apostólica no Brasil lhe escreveu, confidencialmente, pedindo a Frei Itamar Vian para aceitar a ser bispo. Ele, depois de longo discernimento, achou-se indigno desta eleição, mas, em 1984, ficando vacante a Diocese de Barra, na Bahia, diocese muito pobre e necessitada, a Nunciatura Apostólica voltou a solicitar-lhe que aceitasse a Ordem Episcopal. Desta vez, após discernirmento, aconselhamento e muita oração, Frei Itamar Vian, aceitou a tão digno e honroso pedido. Foi sagrado bispo em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em 8 de abril de 1984.

Em 1995 com a renúncia do então Bispo Dom Silvério Jarbas de Albuquerque (1973-1995), foi substituído por Dom Itamar Vian, OFM Cap. (Ordem dos Frades Menores Capuchinhos) que foi transferido da Diocese de Barra-BA para a Diocese de Feira de Santana. Em 16 de janeiro de 2002 o Papa João Paulo II criou a Arquidiocese de Feira de Santana, nomeando Dom Itamar Vian Arcebispo.

Assim, a Arquidiocese de Feira de Santana passa a se constituir Província Eclesiástica sendo desmembrada da Arquidiocese de Salvador e abrange as Dioceses de Barra, Barreira, Senhor do Bonfim, Irecê, Juazeiro, Paulo Afonso e Rui Barbosa.


BRASÃO DE DOM ITAMAR VIAN

O Brasão é um distintivo que representa o programa de vida, de atividades e as metas fundamentais que o novo bispo deseja atingir e realizar com sua missão pastoral em favor do Povo de Deus.

O CHAPÉU é um símbolo de dignidade episcopal; a Cruz recorda o dever pastoral do bispo enquanto sucessor dos Apóstolos de Jesus Cristo e o Escudo procura identificar as intenções e a missão do novo bispo e as principais características da Diocese de Barra.

A CRUZ, em forma de "T" (tau) representa a visão franciscana do novo bispo e seu propósito de viver e promover a fraternidade entre os homens e o respeito à natureza.

Os ELOS, sobre um fundo azul, são um símbolo da Santíssima Trindade, fonte e inspiração de toda a fraternidade humana. Na Igreja Particular de Barra, o novo bispo prosseguirá o trabalho de construir uma grande família cristã regida pelos princípios da Solidariedade, da Participação e da Comunhão.

O espaço, em cor marrom, representa a terra fértil da Diocese de Barra. Esse espaço é cortado por uma faixa, em azul, que simboliza o Rio São Francisco. A TERRA é um dom de Deus para todos os homens. O PEIXE é o pão cotidiano para grande parte da população da região e, ao mesmo tempo, recorda Jesus Cristo, o verdadeiro "pão que desce do céu e dá vida ao mundo" (Jo. 6,33).

O LEMA inspira-se na frase do Evangelho de Mateus 23,8 onde Cristo afirma que "Somos Todos Irmãos" e o Plano de Deus é formar uma igreja onde haja "um só rebanho e um só Pastor" (Jo. 10,16.


BULA APOSTÓLICA DE NOMEAÇÃO (traduzida)


JOÃO PAULO BISPO SERVO DOS SERVOS DE DEUS

"Ad perpetuam rei memoriam", isto é, para que isto fique lembrado para sempre.

Tendo sido escolhido para governar todo o rebanho do Senhor e movidos por certo pelo zelo pastoral, não poupamos esforços incessantes a fim de que os benefícios da salvação de Jesus Cristo cheguem ao maior número possível dos homens.

Por isso nos apressamos em atualizar a organização eclesiástica com o objetivo de que estes benefícios sejam mais facilmente colocados à disposição. Portanto, por pedido insistente da Conferência dos Bispos do Brasil, com o apoio também do venerável Irmão Alfio Rapisarda, Arcebispo titular de Canes, Núncio Apostólico do Brasil, e com o Conselho da Congregação para os Bispos, baseados no nosso poder Apostólico, decretamos e estabelecemos o seguinte: a sede de FEIRA DE SANTANA fica separada da jurisdição metropolitana da Igreja de São Salvador no Brasil e fica elevada à dignidade de Igreja Arquiepiscopal Metropolitana com todos os respectivos direitos e privilégios de que gozam, segundo as normas do direito, as outras sedes Metropolitanas.

A recém criada Província de Feira de Santana abrange a Sede Metropolitana do mesmo nome e as Dioceses de Barra, Barreira, Bonfim, Irecê, Juazeiro, Paulo Afonso e Rui Barbosa, até agora pertencentes à Província Eclesiástica de São Salvador no Brasil.

Ao Pastor das coisas sagradas de Feira de Santana, durante o tempo do seu mandato, "Pro tempore", damos a honra da dignidade Arquiepiscopal e do grau de Metropolita e lhe acrescentamos os encargos e as obrigações determinados pelos cânones sagrados. Elevamos o atual Bispo da acima citada cidade de Feira de Santana, a saber, o venerável Irmão ITAMAR VIAN, da ordem dos Frades Menores Capuchinhos, à dignidade Arquiepiscopal e ao grau de Metropolita, concedendo-lhe todos os direitos e privilégios de que gozam os Metropolitas e acrescentando-lhe igualmente os encargos e obrigações aos quais os mesmos ficam submetidos.

Para executar todas estas coisas delegamos o venerável Irmão Alfio Rapisarda, acima lembrado, dando-lhe, para isto, a faculdade de subdelegar qualquer outro constituído em dignidade eclesiástica. Por fim, executado tudo que determinamos, sejam exarados os documentos, dos quais envie-se cópia fiel à Congragação para os Bispos, não obstante a existência de qualquer coisa em contrário.

O presente documento foi redigido em Roma junto a São Pedro, aos 16 do mês de janeiro do ano do Senhor de 2002, vigésimo quarto do nosso Pontificado.