Foto: Reprodução/facebook |Frei Ruy
O Frei José Ruy Gonçalves Lopes, 45 anos, que é diretor do colégio Santo Antônio em Feira de Santana, foi nomeado pelo Papa Bento XVI para bispo da arquidiocese de Jequié. O anúncio oficial foi feito no dia 4 deste mês.
Na ocasião Frei Ruy estava viajando. Agora, já em Feira de Santana, ele concedeu uma entrevista exclusiva a repórter Lurdes Rocha do programa Amigos do Evangelho, na rádio Sociedade, e contou que recebeu a notícia com seriedade e temor.
“Se eu pudesse definir em uma palavra, eu diria que recebi com fé, pois eu sei que virão dificuldades, cruzes. Muitos podem pensar que se trata de um cargo de chefia, de coordenação, mas, sobretudo se configura o Cristo crucificado e por isso eu conto com a benção de Deus”, afirmou.
A ordenação será realizada em Salvador, no dia 7 de setembro, às 9hs na basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que é a padroeira da Bahia. Após a ordenação, o órgão que representa o vaticano no Brasil, dá um mês até a posse, que já tem data definida.
“Combinei com Dom Cristiano e acertamos para o dia 13 de outubro às 17 horas na frente da catedral de Santo Antônio, em Jequié”, informou Frei Ruy, que também falou sobre fé e amor.
“O essencial na fé católica e na vida humana é o amor, sem ele a gente não pode ser nada. Não podemos nem ser humano”, disse.
Frei Ruy ainda falou sobre os três bispos que saíram da província dos Frades Capuchinhos. De acordo com ele, isso significa um reconhecimento da igreja para dizer que existem Frades que são capazes e que tem valores.