- Elvson Teixeira de Melo, 20, de Traipu (AL), é o candidato mais jovem a disputar um cargo de prefeito
No topo da lista está Elvson Teixeira de Melo, 20, de Traipu (AL), sobrinho de políticos em uma cidade de pouco mais de 25 mil habitantes e na qual seus dois concorrentes são ex-prefeitos e réus em processos de corrupção.
A lista foi feita pelo UOL a partir de dados de candidaturas divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgados preliminarmente, uma vez que a data final para que a Justiça Eleitoral dê o aval aos registros é o próximo dia 5.
Pela constituição e pela legislação eleitoral, a idade mínima para que um candidato se lance à disputa de uma prefeitura é 21 anos completados até a data da posse; para vereador, a idade mínima é de 18 anos.
Estreante em disputas, Melo terminou o Ensino Médio e não tem, por enquanto, planos para cursar o Ensino Superior. A partir da experiência política na cidade, afirmou, em entrevista ao UOL, o jovem disse que o combate à corrupção será o foco de sua campanha.
Planos para resolver o problema, porém, ele disse ainda não os ter.
“No momento a gente não pensou ainda muito bem sobre isso, porque o foco maior é fazer uma análise do nosso município e ver quais os problemas”, resumiu, para ressalvar: “Mas acho importante o político ter graduação em uma área; estou me inteirando e provavelmente farei uma faculdade para dar bons exemplos à minha juventude”.
O candidato disse ter sido influenciado pelos tios --um, ex-vereador de três mandatos; outro, ex-vice-prefeito --a seguir a carreira. “Virou uma tradição de família; resolvi me integrar à missão”, declarou.
Além de Melo, o Nordeste ainda tem representantes na lista dos dez mais jovens --todos, com 21 anos --pelas cidades Chaval (CE), Pirambu (SE), Belém do Piauí (PI), Araioses (MA), Santa Brígida, Seabra (ambas, BA) e Barra de Santana (PB). Completam o grupo Ibirité (MG) e Praia Norte (TO).
Análise
Para o especialista em marketing político e diretor corporativo da ESPM Emmanuel Públio Dias, aspectos como o patrimônio político e o tempo de mídia do candidato são mais relevantes que fatores isolados como a idade.“Valem mais fatores como apoios políticos, as qualidades intrínsecas do candidato ou mesmo o tempo em rádio e TV, por exemplo, do que olha isoladamente a idade”, disse, para completar: “E em marketing político, nenhum fator é olhado isoladamente, mas um conjunto de símbolos que tenham a ver com o candidato e com o cenário onde ele está inserido”, afirmou.