terça-feira, 26 de junho de 2012

Lula pede e Netinho desiste de candidatura a prefeito de São Paulo


A negociação envolveria o empenho de Lula em conseguir um programa de TV para Netinho em uma grande emissora




O vereador Netinho de Paula (PCdoB) retirou sua candidatura à Prefeitura de São Paulo, em apoio ao petista Fernando Hadad. Segudo Netinho, decisão foi motivada pelo pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que sugeriu a ele tentar a reeleição à Câmara de Vereadores. A negociação envolveria o empenho de Lula em conseguir um programa de TV para Netinho em uma grande emissora.

Após a desistência, disse:  “O PCdoB retirou a minha candidatura para apoiar Fernando Haddad, atendendo a um apelo do presidente Lula. Saio da disputa ferido, mas não derrubado. Saí com muita dor no coração. Mas, em prol de um projeto, vamos retomar o ânimo”.

Segundo Netinho, ele não será vice na chapa, mas indicou nomes do partido. Entre eles, Nádia Campeão, Jamil Murad e a deputada Lecy Brandão. Contudo, Haddad disse que a presença do PCdoB na majoritária ainda não estava confirmada.

Lula pede e Netinho desiste de candidatura a prefeito de São Paulo

Lula reuniu-se a portas fechadas com lideranças do PCdoB em seu instituto, em São Paulo, para acertar a aliança com o partido. No encontro, Lula teria feito apelo a Netinho para que abrisse mão da candidatura própria.

Participaram da reunião Haddad, o presidente municipal do partido e coordenador de campanha do petista, Antonio Donato, o ex-ministro dos Esportes, Orlando Silva, e o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo.
Polêmica com Maluf
Ao cumprir agenda ao lado do candidato petista às eleições municipais em São Paulo, nesta segunda-feira (25), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse não ter se arrependido de tirar foto com o deputado Paulo Maluf, quando o mesmo anunciou apoio a Fernando Haddad no pleito deste ano.

Maluf oficializou apoio ao candidato petista no último dia 18
Lula conversou com jornalistas na saída do diretório do PCdoB na capital paulista, evitou falar mais sobre a aliança com o partido de Maluf, mas se mostrou disposto a fazer campanha por Haddad, de acordo com informações do portal G1.
"Em julho ou agosto, vou estar com a garganta boa, já recuperei 70% da mobilidade da minha perna esquerda. Vou me dedicar à campanha na periferia. Se for necessário, morderei a canela dos adversários", disse Lula ainda segundo o site. O ex-presidente disse considerar um equívoco a candidatura de José Serra (PSDB) às eleições em São Paulo. "As pessoas vão se lembrar que ele foi eleito uma vez e que, em vez de governar, ficou apenas um ano e quatro meses e saiu", alfinetou o petista.

Para Erundina, Lula passou dos limitesNo último dia 20, depois de desistir de ser vice da chapa de Haddad,  a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), disse que a aliança entre PT e PP na disputa pela Prefeitura de São Paulo foi "um preço alto por uma coisa muito pequena". Quando a deputada foi perguntada se o ex-presidente passou dos limites ao tirar foto com o deputado Paulo Maluf (PP-SP), seu adversário político, a deputada disse que sim.

Com o apoio de Maluf, Haddad ganha um acréscimo de 1 minuto e 35 segundos no tempo de propaganda eleitoral na  TV e no rádio durante o processo eleitoral.
Para a deputada e a liderança do PSB, a aliança com o partido de Maluf poderia ter sido firmada de forma institucional e não expressa na figura do deputado, inimigo histórico de Erundina, do PSB e do PT. Ainda segundo a Folha, Erundina disse que sabia das conversas entre petistas e pepistas, mas que foi surpreendida com a presença do ex-presidente Lula na feijoada que selou a aliança, na casa de Maluf.
TopoA aliança Lula x Maluf esteve, ao longo da última semana, entre os assuntos mais comentados da rede social Twitter. Em sua conta, a atriz Luana Piovani foi uma das teclas mais enfáticas nas críticas. “O que é o Lula dando a mão pro ladrão sem provas do ano?!?! Meu Deus, que vergonha, que falta de caráter... tudo pelo poder, pelo conchavo. Será que dá para ele cuidar da saúde dele e deixar a nossa em paz? Porque eu fico doente com isso. Eu realmente estou embasbacada com a falta de compromisso dele com o povo, com a honestidade”, desabafou.
A ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula, Marina Silva, saiu aplaudida após discurso em um evento relacionado à Cúpula Rio+20, ontem, quando tratou do tema. “Eles acreditam que só existe a política do pragmatismo, acreditam que vale misturar água e óleo apenas para ganhar mais tempo na televisão sem nem saber sobre o que propor”.
O governador Jaques Wagner (PT), que aqui na Bahia já aliou-se com ex-adversários históricos – como com o seu atual vice, Otto Alencar (PSD) – reconheceu o estranhamento com a aliança eleitoral Lula-Maluf, mas minimizou as críticas.

* Com informações do repórter Rafael Rodrigues