sábado, 5 de maio de 2012

Bahia registra quase 600 quedas de energia em 2012 por conta de pipas



Pipa, arraia ou papagaio, o brinquedo que ganha um nome diferente em cada estado brasileiro já garantiu a diversão de várias gerações de crianças e adultos. Em Salvador, os dias ensolarados são um convite para a prática da brincadeira, bairros como Boca do Rio e Liberdade são conhecidos pela grande quantidade de adultos e crianças que se divertem com o brinquedo, principalmente durante os finais de semana.
Mas a arraia, que é garantia de sorriso, magia e diversão para crianças e adultos, também pode apresentar riscos, caso não haja cuidado e atenção na hora do lazer. Até abril deste ano, a Coelba registrou 575 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia na Bahia, em função de curtos-circuito provocados por arraias na rede elétrica. Sendo 297 dos eventos em Salvador e Região Metropolitana. Em 2011, foram 1.209 ocorrências: 610 na capital e RMS.
Em Salvador, os bairros campeões no número de acidentes com pipas são Itinga, Itapuã, São Cristóvão, Boca do Rio, Paripe e Sussuarana.
Consciente dos riscos, o técnico em mecânica Júlio César Borges, só leva o filho Júnior para soltar pipa em locais abertos. “Desde pequeno ele gosta de empinar pipa, perto de casa não dá para deixar brincar, tem muitos fios e postes”, conta Júlio.
A Coelba explica que a preocupação do pai de Júnior tem fundamento, pois a linha que embaraça em uma fiação elétrica pode causar acidentes. “Os pais precisam alertar as crianças sobre o perigo desta prática, pois linha pode conduzir energia, provocando queimaduras”, explica a concessionária através de nota enviada pela assessoria de comunicação.
Quando não chegam a cortar os fios de transmissão de energia, as linhas ficam presas, sujando a fiação. Nestes casos, a equipe Linha Viva da Coelba entra em ação. Somente esses profissionais, que são especializados em trabalhar com a rede ligada, estão habilitados para realizar a limpeza com segurança.
Perigo – Outro fator que merece a atenção dos responsáveis na hora da diversão é o uso do cerol, uma mistura de caco de vidro e cola, que também pode causar graves acidentes.
O cerol é usado para deixar as linhas das pipas mais resistentes e cortantes, tornando-as capazes de cortar outras linhas e “abater” outras pipas. Mas a mistura pode oferecer sérios riscos tanto para quem manuseia a linha quanto para quem passa pela área onde ela está sendo usada.