segunda-feira, 19 de março de 2012

São José e a chuva no sertão

 
 

São José e a chuva no sertão


19/03/2012


Pela tradição dos nordestinos, hoje 19 de março, o dia de São José, é aguardado com expectativa, pois este dia é considerado um marco para as previsões de "inverno" na região.
Se chover hoje, as previsões de um bom inverno podem ainda se configurar. Se não for assim, perdem-se as esperanças,  e entregam-se os pontos.

Tem sido sempre isso  ao longo do tempo  de acordo com   antiga tradição que impera na região Nordeste. Se chover até o dia de São José, o inverno nordestino será bom, Ao contrário, se não chover, será ano  de secá, repete-se à exaustão. 

Ressalte-se que as previsões meteorológicas do site "Climatempo" para hoje dia 19 de março, são de pancadas de chuva na Bahia. O referido site prevê que em Xiquexique o Sol  estará  encoberto de muitas nuvens durante o dia e com pancadas de chuva a qualquer hora.

O Dia de São José acontece próximo à passagem do Equinócio, dia 22, quando o Sol se desloca sobre o Equador. Esta continua sendo a esperança para o nordestino. Mas para a meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Mary Sakamoto, "a relação é apenas cultural e nós respeitamos essa visão do homem sertanejo".

Coincidência ou não, esse período do ano é favorável para as chuvas no sertão nordestino, devido à posição mais ao Sul da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). "Parte dessa relação tem a ver com isso", reconhece, destacando que a quadra chuvosa deste ano está se confirmando. A irregularidade das chuvas, até o momento, não está sendo boa para a agricultura. No entanto, esta segunda quinzena de março é a data limite para a confirmação de um bom inverno na Bahia.

Destaque-se que o povo de Xiquexique, pacientemente, aguarda do Governo Federal o pleno funcionamento da irrigação provinda do Baixio da Boa Vista, para que a ciência, aliada a fé em São José, faça derramar águas produtivas sobre toda a nossa região.