quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Criadores de frango se mobilizam para nova manifestação



31/01/2012 16:23
Os integrados (criadores de frango, como são mais conhecidos) da empresa BRFOODS, localizada no município de São Gonçalo dos Campos, após várias tentativas de negociação com os gestores da BRFOODS, em 2011, vão fazer no mês de fevereiro nova manifestação em frente à sede da empresa, na BA-502.
A justificativa para a nova mobilização fundamenta-se no fato de que a BRFOODS está desconsiderando o aumento do salário mínimo dos custos de produção do integrado. Assim, o custo que deveria passar automaticamente para R$ 5,20/m² de remuneração por lote de frango criado permanece de acordo com a empresa em R$ 4,72/m². Segundo Benedito Batista, presidente da Associação dos Produtores Integrados em Avicultura da Bahia (AIAVE-BA) a planilha apresentada pelos gestores está com valores desatualizados.
 
Batista acrescenta ainda que na região a empresa vem sucateando a fábrica de ração, acabando com o setor de pelotização, fato este que diminui a produtividade para o integrado e, consequentemente, a renda. “Não resta alternativa para os integrados senão uma grande mobilização em frente à BRFOODS no mês de fevereiro. Será uma mobilização muito maior que a primeira” finaliza Benedito.
 
A primeira mobilização dos integrados ocorreu em dezembro de 2011, juntamente com o Sindicato Rural de São Gonçalo dos Campos e o Sindicato da Carne de Feira de Santana, em prol de uma remuneração mais justa pela criação e entrega do frango. Com informações de assessoria parlamentar.