segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Itamar Vian Arcebispo Metropolitano


OM



Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano

Ganhar na loteria

Ganhar na Mega-Sena ou em qualquer uma das muitas loterias existentes é o sonho semanal de milhões de pessoas. Com o milionário prêmio, imaginam, serão felizes para sempre. Mas não é isso o que acontece. A maioria dos sorteados, independente das quantias, em alguns anos acaba perdendo tudo ou, pelo menos, chega à conclusão de que o sonho não se realizou. Ganharam um sonho e o sonho se mostrou decepcionante.
JACK WHITAKER, um inglês, acertou na loteria e tornou-se proprietário de 325 milhões de dólares. Casou-se, separou-se, foi roubado, tentou o suicídio e acabou, quatro anos depois, sem nada. Michael Carroll, norte-americano, aos 19 anos ganhou 26 milhões de dólares. O jogo, a droga e as mulheres acabaram levando seu dinheiro. Sem nada, voltou à antiga profissão: lixeiro.
TEMOS, porém histórias exemplares de pessoas que ganharam na loteria. Um casal canadense – Vilet e Allen Large – recebeu um pouco menos, mesmo assim a fabulosa soma de 25 milhões de dólares. Aposentados, donos de uma modesta casa, eles chegaram à conclusão que não precisavam desse dinheiro e o repartiram entre dezenas de instituições de caridade. Para si, deixaram em sua conta cerca de 200 mil dólares, para alguma eventualidade. Existem ainda dezenas de histórias parecidas.
ESTUDIOSOS tentaram encontrar a forma matemática de acertar, sem erros, na loteria. Parece que a fórmula mais inteligente foi descoberta. Uma professora fez o calculo de quanto ela poderia dispor, semanalmente, para tentar algumas das loterias existentes. Chegou aa conclusão de que vinte reais seriam de bom tamanho. Abriu uma poupança e a cada semana depositava os vinte reais. Depois de sete anos, ela tinha a quantia suficiente para adquirir um apartamento. Sem dúvida, ela – com inteligência – ganhara a loteria.
O SONHO desmedido de riquezas pode trazer duas alternativas perigosas. A primeira é de não conseguir seu objetivo. A segunda é conseguir o objetivo e dar-se conta que o sonho não o fizera feliz. São Francisco de Assis, um dia, apostou e ganhou numa loteria diferente. Ele se comprometeu a ser solidário com os pobres porque isso o ajudava a ser fraterno. Há também pessoas de Deus que procuram o dinheiro, não para si mesmas, mas para socorrer os necessitados. Transferem a loteria da felicidade para a outra vida.
DE ALGUMA forma, todos já ganhamos a loteria. Recebemos a sorte grande da vida, do amor de nossos pais, da inteligência e vontade para superar as adversidades. Recebemos a grande loteria de amar e sermos amados. Por fim, recebemos a maior de todas as loterias: o dom da fé e a certeza de sermos amados por Deus.